Tive COVID-19 e percebi que meu cabelo está caindo. E agora?

Se você foi infectado pelo COVID-19 e achou que seu cabelo começou a cair depois de um tempo, saiba que você não está só.

Embora a queda capilar não seja um sintoma relacionado a infecção do vírus, tem sido percebido um aumento no número de relatos de pessoas que têm sofrido com o problema.

Sandra Perondi é tricologista e compartilha algumas informações que vão te ajudar a entender o que está acontecendo com seus fios e a cuidar bem dos cabelos para que eles voltem a crescer bonitos e saudáveis.

Por que meus fios estão caindo depois que tive COVID?
Segundo Sandra, o fenômeno se chama Efluvio Telógeno e significa perda de cabelo que não causa cicatrizes, resultado de uma mudança anormal do ciclo folicular.

“Cerca de dois a três meses depois de ter tido COVID, a pessoa pode apresentar uma queda em massa e é importante frisar que o Efluvio Telógeno não é um sintoma de COVID-19, mas uma consequência da infecção. Essa perda de cabelo pode durar de três até seis meses e, geralmente, a maioria dos casos se resolve por conta própria, a menos que esteja relacionada a algum outro fator, que pode ser o uso de algum medicamento ou deficiência nutricional”, resume a tricologista.

Ela diz ainda que a queda capilar pós infecção da doença não é algo que acomete a todos. “Algumas pessoas podem ficar extremamente doentes e não sentir queda e outras podem ter doença leve e a queda pode ser significativa; vai depender de pessoa pra pessoa”, comenta.

Preciso procurar um tricologista ou um dermatologista?
Se você notou uma queda anormal dos fios – vale reforçar que a gente perde de 50 a 100 fios por dia –, é importante procurar um profissional para analisar se a causa está relacionada ao COVID-19 ou a algum outro fator.

“É sempre bom fazer uma ação em conjunto, com dermatologista e tricologista, para garantir que o paciente melhore no quadro que se encontra. As duas profissões podem ser úteis e complementares, mas é o tricologista médico que oferecerá uma solução com base na medicina, como verificar os níveis de ferro e vitamina D, e talvez recomendar um multivitamínico, que contenha ferro ou suplemento de ferro”, explica Sandra.

Ela reforça também que somente o médico tricologista pode fazer uma prescrição e que o tricologista pode ajudar a montar outras estratégias, como o uso de produtos específicos para ajudar na queda.

Consigo cuidar dos meus cabelos em casa?
Se você notou perda de cabelo, segundo Sandra Perondi, é possível fazer uso de uma linha mais terapêutica visando sempre a condição em que está o couro cabeludo e fios. “Existem muitas marcas que visam esse cuidado. Faça uso da linha home care específica a essa condição”, diz.

No entanto, ao buscar por um profissional, você terá acesso a outros tipos de tratamento. “Ele poderá montar estratégia de terapia de cuidados capilares, fazer indicação de suplementação e, caso haja necessidade, indicar tônico capilar em que tenha em sua formulação ativos para estimular o crescimento”, explica.

Tratamento a laser de baixa intensidade, que usa ondas de luz vermelha para estimular o crescimento, terapias com eletroterapia, eletroaromaterapia que usa blend de óleos essenciais e vegetais e massagens capilares também são algumas das sugestões da tricologista.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »