Rotina de cuidados para o cabelo: saiba identificar as necessidades do fio e como tratá-las

Montar uma rotina de cuidados capilares não depende apenas de bons produtos, mas também de um bom diagnóstico das necessidades do fio. Existem inúmeras diferenças entre cabelos que precisam de hidratação, nutrição ou reconstrução. Mas você sabe como identificá-las? Conversamos com Hugo Bagagi, hairstylist e coordenador técnico da Gaboni, para aprender a identificar e montar uma rotina de cuidados para o seu tipo de cabelo.

Se o cabelo precisa de hidratação…

“Se o cabelo está sem brilho, quebrando com facilidade, ressecado, com as pontas espigadas, apresentando uma aspereza na fibra capilar, é notável que ele precisa de um processo de hidratação, que é quando devolvemos reposição hídrica, ou seja, água para esse fio”, explica.

Se o cabelo precisa de nutrição…

“A nutrição é responsável pela devolução de lipídios para a fibra capilar, ou seja, a gordura e a oleosidade dos fios. Geralmente o fio que precisa de nutrição está mais rígido, seco, sem movimento e mais opaco. Com tratamentos para nutrir o cabelo volta a ter uma maleabilidade”, reforça.

Se o cabelo precisa de reconstrução…

“Cabelos que vão exigir uma reconstrução são bem mais fragilizados, geralmente já passaram por um procedimento químico, deixando-o com uma elasticidade notável e quebrando com facilidade, às vezes até no ato de pentear. É importante entender também que cabelos que estão quebradiços ou são mais finos necessitam de mais que uma etapa de tratamento, é preciso nutri-lo, para depois reconstruí-lo, sempre com a ajuda de um profissional”, indica.

Dica para identificar qual a necessidade do fio

Algumas pessoas usam o teste da água para identificar de qual tratamento o cabelo precisa. Funciona da seguinte maneira: num recipiente com água você colocará um fio do seu cabelo, se ele boiar significa que a porosidade está baixa e precisa de hidratação. Se não boiar, nem afundar, ele necessita de nutrição, pois a porosidade está média. Agora, se o fio afundar, pode apostar num tratamento urgente de reconstrução.

“Esse teste dá certo, mas nada melhor e mais certeiro do que a anamnese, fazendo um diagnóstico pegando no cabelo e analisando a necessidade do fio”, conta o profissional.

Hugo ainda reforça que na hora de montar o cronograma capilar ideal para o seu tipo de cabelo a consulta com o profissional de beleza é indispensável. “Procurar um profissional cabeleireiro que dê um diagnóstico certo pra você é essencial para você continuar o tratamento em casa. É como eu sempre digo, o cabeleireiro sempre vai ser o médico do cabelo. O cronograma capilar é uma rotina de cuidados que usa tratamentos intercalados para as necessidades do fio, cada etapa traz um benefício para cuidar dos problemas causados por ações externas.”

Atenção para os dias frios

Com as temperaturas mais amenas fica cada vez mais difícil dispensar um banho quentinho para acabar com a friaca. Entretanto, essa decisão acaba prejudicando a saúde do cabelo. “Quando você utiliza água muito quente para lavar as madeixas e o couro cabeludo, as cutículas do fio ficarão mais dilatadas, promovendo mais embaraçamento da fibra capilar, forçando mais o cabelo na hora de pentear. Além disso, a alta temperatura resseca mais o cabelo e faz com que o organismo produza mais óleo”, conta.

Como se não bastasse a água quente, em dias frios é comum que as pessoas também usem elétricos para secar os fios e evitar a friagem. “É importante frisar que para proteger os cabelos dos malefícios da alta temperatura o uso de leave-in com termoproteção se tornam essenciais. Assim você consegue reduzir os danos e deixar seu cabelo seco com menos agressividade.”

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »