Dia do Dermatologista

Dia do Dermatologista
Dia do Dermatologista

Hoje, segunda-feira, 05 de Fevereiro é o Dia do Dermatologista, e neste artigo traremos uma homenagem e a importância para os profissionais dessa área

O Dia do Dermatologista foi criado para homenagear uma profissão tão importante para a sociedade, principalmente para quem preza pelos cuidados da pele, cabelos e unhas.

A pele é o maior órgão do corpo humano, e assim como todo o restante do corpo pode ser atingido por doenças e/ou enfermidades. No entanto, aqui a pele é a primeira parte que notamos. Inúmeros diagnósticos podem ser feitos apenas por um profissional capacitado.

O Dia do Dermatologista nos faz relembrar o porquê é tão importante cuidar de sua a pele durante o ano inteiro.

Como a pele é a primeira linha de proteção de nosso corpo contra doenças, além de proteger nosso organismo, ela merece uma atenção diferente. As consultas periódicas são essenciais para garantir uma pele saudável.

O que é a Dermatologia?

O que é a dermatologia?

No período dos séculos XV e XVI, a pele começou a ser vista não apenas como a primeira camada do corpo e um recipiente para os órgãos, mas sim como outro órgão, assim como médicos e cientistas passaram a se interessar por problemas de pele. Dessa forma, passaram a ver o que acontecia na pele e como isso afetava a saúde das pessoas.

Dessa forma, os estudos da pele, cabelos e unha foram se aprimorando com o tempo, fazendo da dermatologia uma área médica bastante diversificada. Isso porque, ela atua em todos os processos patológicos e da fisiologia da pele.

A principal função da dermatologia é cuidar da saúde da pele, estudar e conhecer a sua anatomia e as particularidades, com a intenção de prevenir e/ou diagnosticar as doenças cutâneas.

O que muita gente não sabe, é que a dermatologia também acompanha a parte de cabelos, unhas, pelos e mucosas, que fazem parte de um complexo sistema. Ou seja, bocas, lábios, gengivas, língua e áreas dos genitais.

Dentre estes problemas estão algumas infecções, inflamações, doenças autoimunes, alergias, vitiligos, e até doenças sexualmente transmitíveis. São milhares de doenças que são avaliadas por estes profissionais.

Especialidades da dermatologia

Dermatologia clínica

Dermatologia clínica

Diz respeito a todas as doenças da própria pele, mucosa unhas e cabelos, bem como doenças sistêmicas, crônicas ou agudas que afetam os mesmos.

Dermatologia cirúrgica

Dermatologia cirúrgica

Essa especialidade atua em lesões cutâneas e que precisam de procedimentos cirúrgicos, e pode variar desde a remoção de tumores até o tratamento de queimaduras.

Além disso, a cirurgia pode ser realizada de diferentes formas, sendo: de forma convencional, que se dá por incisão e sutura da pele, ou por métodos mais modernos, como é o caso da crio-cirurgia, feita com uso de nitrogênio, líquido e eletro-cirurgia, que utiliza bisturi elétrico ou a laser-cirurgia.

Tricologia:

Tricologia

Estuda principalmente doenças que envolvem o couro cabeludo ou os cabelos, como por exemplo a dermatite seborreica.

Onicologia:

Onicologia

Estuda as doenças que envolvam as unhas, como micoses por exemplo.

Estomatologia:

Estomatologia

Essa especialidade prioriza estudar as doenças da cavidade bucal, lesões, doenças e alterações na boca, gengivas e línguas.

Dermatologia estética:

Dermatologia Estética

Age para manter a integridade e aparência da pele saudável. Dessa forma, conta com tratamentos para retardar o envelhecimento, preenchimentos, tratamento de estrias e outros procedimentos de pele.

Dermatologia laboratorial:

Dermatologia Laboratorial

Realiza exames e faz os diagnósticos clínicos.

Por que o dermatologista merece ter o seu dia?

O dermatologista passa por uma formação bastante extensa e completa para poder atuar como um especialista desta área. Antes de mais nada, ele precisa ser graduado em medicina, com uma formação completa após seis anos de período integral.

Quem deseja ingressar na área da precisa realizar um curso de especialização ou então, realizar um curso de residência médica de especialização em Serviço Credenciado a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Este curso dura entre três a quatro anos, e também é realizado em período integral.

Dentro deste período, ele costuma atender vários pacientes, e aprende sobre inúmeras doenças de pele. Além disso, ele se familiariza a procedimentos cirúrgicos, clínicos, onicológicos e cosméticos que servem na área de atuação.

Após encerrar os estudos, o médico deve fazer o registro no Conselho Federal de Medicina, colocando a sua especialidade como Dermatologia. Só assim, poderá atuar com propriedade dentro dessa área tão complexa.

Tendo isso tudo em vista, é por isso que todos os dermatologistas merecem o nosso carinho e reconhecimento, parabéns à todos os profissionais da área.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »