Bebida Alcoólica prejudica a pele?

Bebida Alcoólica prejudica a pele
Bebida Alcoólica prejudica a pele

A bebida alcoólica não apenas prejudica a pele, como também os cabelos e a saúde, confira neste artigo

Você, antenado no mundo da beleza, provavelmente já ouviu falar na premissa de que a bebida alcoólica prejudica a pele, certo? Isso é uma grande verdade. O consumo excessivo de álcool nunca traz bons resultados, principalmente para pessoas que fazem exercícios físicos ou buscam o emagrecimento saudável.

Segundo especialistas, a pessoa além de ter ressaca, pode ter cansaço e a sua aparência alterada, com aspecto de doente. Se isso persistir por muito tempo, pode ser responsável por diversas doenças, como câncer de pele e boca, além de doenças cardíacas, derrames e, a mais conhecidas delas: a cirrose hepática – inflamação crônica do fígado que dificulta o funcionamento do órgão.

Além disso, há muitos estudos que indicam que consumir álcool em altas doses pode gerar problemas de saúde mental, perda de memória, diminuição de fertilidade e envelhecimento precoce da pele.

Qual é o principal dano causado pela bebida alcoólica para a pele?

Mais de 70% de nosso corpo é composto por água, e sua presença é de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. Quando você consome o álcool, ele afeta diretamente a reserva de água do nosso corpo. Isso porque, para metabolizar essa molécula de álcool etílico, o processo é bastante semelhante ao da digestão. Ou seja, são necessárias 9 moléculas de água.

Quando há a ausência de água no corpo, ela começa a ser retirada de tecidos periféricos. Assim, quando você perde água afeta a pele de diversas formas, diminui o viço e colabora para o ressecamento e a descamação da pele.

Veja abaixo como a bebida alcoólica prejudica a pele

1. Envelhece a pele

Envelhecimento de pele

Quando se consome álcool excessivamente, principalmente quando é por um longo prazo, ele pode resultar em uma situação desconfortável, o envelhecimento da pele. De acordo com alguns especialistas, alguns sinais resultantes, aparecem no formato de bochechas vermelhas, pele ressecada ou surgimento de espinhas e olheiras.

Além disso, ele pode ser o principal responsável pela piora em doenças preexistentes.

Mas por que isso acontece?

A resposta é bastante simples: As pessoas ingerem bebida alcoólica sem beber água entre uma dose e outra. Afinal, o organismo possui uma reserva de água que precisa manter regulada para funcionar bem. Quando você consome bebidas, essa reserva é utilizada para metabolizar o álcool, ou seja, não expeli-lo do corpo. Ainda, de acordo com os dermatologistas, se não existe água suficiente, o organismo tenta retirar líquido de outros tecidos, como a pele. Assim, ainda poderá aumentar a quantidade de proteínas que aceleram a produção de células, responsável pela descamação.

Quando você consome algumas bebidas alcoólicas, elas são diuréticas e fazem com que você coloque a água para fora do seu corpo.

2. Inchaço

Inchaço e vermelhidão

O álcool tem efeito inflamatório, o que rapidamente é percebido na pele: Vermelhidão, fissuras e inchaço são sintomas comuns.

Além disso, o álcool é um grande inimigo do processo de emagrecimento e reeducação alimentar. Isso porque, muitos especialistas afirmam que uma lata de cerveja corresponde à um prato de almoço.

3. Cansaço

Cansaço

As bebidas alcoólicas, especialmente vinho branco e coquetéis, tendem a ter um teor de açúcar maior, quando ingeridas em excesso, podem cristalizar as células cutâneas, tornando-as menos flexíveis, o que deixa a pele com aparência abatida.

O excesso de açúcar também faz com que eleve os níveis de insulina no corpo, o que pode afetar negativamente os hormônio sexuais e da tireoide, em casos mais extremos, pode ser usado para problemas cutâneos, como acne e rosácea.

4. Distúrbios de microbioma

A bebida alcoólica pode esgotar os níveis saudáveis de bactérias importantes que vivem em nosso intestino. O chamado microbioma ajuda a regular a imunidade, e é essencial para condições inflamatórias da pele, como por exemplo o eczema.

Agora que você já sabe que a Bebida Alcoólica prejudica a pele, veja como minimizar os danos que as bebidas alcoólicas causam na pele

Muitos estudos afirmam que certas quantidades de algumas bebidas podem ser favoráveis para a saúde do corpo. Uma delas, é uma taça de vinho todas as manhãs. No entanto, as doses variam de acordo com o sexo, idade e outras condições do organismo. Para não deixar os drinks de lado, confira algumas dicas:

Hidrate-se com água ou água de coco

Hidrate-se com água de coco ou água mineral

Como o álcool faz com que você libere fluidos de água em seu corpo, não deixe que a reserva seja prejudicada. Tome uma água entre as doses.

Tenha uma alimentação saudável

Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada é fundamental para a saúde da pele. Além disso, ingerir alimentos de fácil digestão, faz com que você libere o álcool mais rápido.

O álcool também faz mal para o cabelo

Mas você sabia que o uso de bebida alcoólica também prejudica o cabelo?

Os problemas com a pele, ressaca, dor de cabeça e mal-estar não são os únicos malefícios da bebida alcóolica para com a saúde e a beleza.

O uso excessivo de álcool pode resultar em deficiências nutricionais, tornando os fios de cabelo ressecados, quebradiços e danificados. A falta de vitaminas e minerais são os principais responsáveis por prejudicar a saúde e o crescimento do cabelo.

Alguns nutrientes, como: Zinco, Biotina, Vitamina B12 e ácido fólico são muito importantes para a manutenção da saúde capilar. O uso à longo prazo de álcool pode resultar em deficiência das seguintes vitaminas: A,C,D,E, e K, que são usadas para sustentar as funções cerebrais de forma saudável e proporcionar crescimento das mechas e das unhas.

Ter um cronograma capilar é essencialmente importante para você manter sua saúde do cabelo. O uso de produtos como: Leav-In, Shampoos, Condicionadores, Máscaras de Hidratação, Finalizadores e Cremes para pentear são essenciais para os cuidados com o cabelo.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »