Cuidados com a pele na mudança de estação

Cuidados com a pele na mudança de estação
Cuidados com a pele na mudança de estação

Ter cuidados com a pele na mudança de estação é essencial para que ela siga saudável e para que você retarde os traços de envelhecimento

Com o final do verão e a chegada do Outono, as altas temperaturas tem quedas bruscas e a mudança do clima úmido das chuvas, dá espaço para o tempo seco. Por conta disso, é necessário que se tome cuidados com a pele na mudança de estação.

Neste período, é necessário que façamos mudanças em nossos hábitos. No entanto, um dos cuidados básicos que muitas pessoas mudam quando alteram-se as temperaturas, é diminuir o consumo de água. A hidratação é essencialmente importante em qualquer período do ano.

A pele é a primeira camada de proteção do corpo e merece uma grande atenção ao longo de todo o ano.

Como recuperar e regenerar a pele na mudança de estação?

No pós-verão e pré-outono, você deve fazer uma transição entre as estações. Afinal, as práticas sempre mudam.

No calor, é comum que as pessoas viajem para a praia ou em casas com piscina, e com isso, a pele e o cabelo sofrem com o sol, o calor, o cloro e a água de sal marinha. Nas temperaturas mais frias, é comum vermos pessoas com jaquetas de noite e os dias cada vez mais secos, prejudicando a saúde de quem sofre com doenças respiratórias.

As variações de temperaturas, condições climáticas e até mesmo os hábitos podem mudar a qualidade e saúde de sua derme, podendo sofrer variações na oleosidade e na hidratação.

Veja abaixo um passo a passo manter os cuidados com a pele na mudança de estação

Primeiro passo

Mantenha uma rotina de hidratação

Primeiramente, se sua pele se mostrar desgastada do verão, busque fazer um cronograma de hidratação para o outono. Afinal, é comum que em temperaturas mais baixas e tempos mais secos a pele fique mais ressecada. Dessa forma, você deverá alterar a sua rotina de skincare.

Segundo passo

Faça esfoliações regularmente.

O segundo passo é você entender do que sua pele precisa neste momento. Você pode fazer uma esfoliação mais profunda no fim do verão, afinal, quando começar o frio, de fato (inverno), ela deve ser evitada.

No caso de descascamento da pele, evite qualquer atitude que possa prejudicá-la ainda mais. Não arranque peles soltas, por exemplo. Com isso, a regeneração de sua pele será mais rápida.

Terceiro passo

Mesmo em temperaturas mais amenas, beba água

Você deve se atentar em algumas situações que podem ser prejudiciais para a sua pele, veja abaixo:

  • Banho quente: mesmo com as temperaturas mais baixas em relação ao verão, evite ao máximo tomar banhos quentes. Tente mantê-los mornos ou frios. Isso porque, a água quente é prejudicial a pele.
  • Hidrate sua pele: utilize produtos que ajudem a regenerar o tecido e repor nutrientes que foram perdidos no verão. Para isso, aposte em cremes hidratantes que contenham ácido hialurônico e colágeno, eles ajudarão a renovar a cutis.
  • Consumo de água: Como citamos anteriormente, no frio, muitas pessoas trocam a água pelo café ou bebidas quentes. No entanto, é importante que você continue seguindo normalmente a sua rotina de hidratação. O consumo de no mínimo 2 litros de água por dia é obrigatório, no entanto, essa quantidade pode ser elevada conforme a sua altura e peso.

Cuidados com a pele que você deve seguir tanto no verão, quanto no outono

Há alguns cuidados que devem ser adotados em ambas as situações, afinal, eles não mudam entre as estações. Mesmo em temperaturas mais baixas, é importante que você siga utilizando protetor solar, beber água e fazer a hidratação com produtos específicos para o seu tipo de pele.

Para pessoas que usam maquiagem, o ideal é sempre retirar todos os resquícios e limpar o rosto antes de dormir. Isso ajuda a pele a se regenerar ao longo da noite e não sobrecarrega a pele.

Por fim, busque um dermatologista para que possa te orientar de acordo com o seu tipo de pele e com os cuidados necessários.

Essas dicas foram úteis para você? Deixe aqui nos comentários e nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »