Você varia o uso de produtos para cabelos ou usa sempre seus preferidos?

Já falamos aqui  sobre a importância da lavagem correta dos fios e, agora, vamos a outros assuntos que precisam ser discutidos:

1) Você sabe escolher o produto correto para a necessidade do seu cabelo?

2) Sabia que é importante variar os itens e não usar sempre o mesmo?

Geralmente escolhemos os produtos para o nosso cabelo de maneira tão automática – a embalagem é bonita, o produto é novidade, “minha amiga usou e gostou” – que, na maioria das vezes, nem pensamos na função real do produto e em como ele pode ajudar o fio a ficar mais saudável. 

Matheus Flauzino é cabeleireiro e especialista em cor e reforça que escolher o produto conforme a necessidade do fio e variar o uso é extremamente importante. “As necessidades do cabelo mudam e alguns produtos possuem ativos que saturam o fio. Se, por exemplo, o seu cabelo tem a necessidade de reconstrução e você usa um produto com queratina, que tem a função de enrijecer o cabelo, assim que o fio for reconstruído, o uso desse produto não será mais necessário”, afirma.

Isso serve não só para shampoo e condicionador, mas também para o uso de máscaras capilares. A dica principal é entender a necessidade do cabelo: se você teve contato com água da piscina ou do mar, por exemplo, o uso de uma máscara mais pesada e com mais lipídios pode ser a solução. Já em dias comuns, aposte em um cosmético mais leve e com textura em creme ou gel. 

Mas e a cada quanto tempo devo trocar os produtos? Essa é uma pergunta delicada, pois é mais pessoal, já que varia de acordo com as necessidades do cabelo e características do produto também. Somente você, no dia a dia, e seu profissional de beleza – sempre! – podem e vão saber avaliar.

Agora, para a escolha do produto ser certeira, é essencial que você conheça o seu tipo de cabelo. “Converse com o seu profissional, que  conseguirá analisar o seu cabelo e te auxiliar. Muitas vezes, a escolha do consumidor não é correta e, com a ajuda do profissional, as chances de errar são bem menores”, diz Matheus.

O profissional ainda ressalta que não é porque um item é mais caro que ele vai ser melhor. “Existem produtos que são incríveis [e baratos] e outros [muito caros] que não vão te entregar um resultado de qualidade que você espera. Varia muito de cabelo para cabelo, é tudo questão de teste”.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »