Você sabia que sua pele pode sofrer devido ao estresse? Confira as dicas para combater esse problema!

Nosso corpo tem diversas formas de manifestar que algo não está indo bem, e nossa pele é o principal termômetro para avaliar essas mudanças. Na TPM podem aparecer algumas espinhas no rosto, mas dependendo dos níveis de estresse algumas outras doenças e alergias podem surgir com mais incidência.

“O estresse provoca algumas alterações hormonais que influenciam na nossa pele, essas mesmas alterações liberam substâncias para a corrente sanguínea aumentando a produção de radicais livres, quebrando as fibras de colágeno e diminuindo a oxigenação da pele”, explica Beatriz Castilho, esteticista especialista em estética facial.

Dessa forma, a nossa pele pode sofrer descamação, vermelhidão, poros dilatados, ressecamento, alergias e oleosidade excessiva. No caso da acne, além do estresse, a ansiedade é um fator que colabora para o aumento de cortisol, hormônio do estresse, que aciona ainda mais as glândulas sebáceas.

O estresse pode estar relacionado a diversos fatores, podendo piorar quadros de doenças mais graves, severas e até autoimunes. “O excesso de estresse pode desencadear acne, vitiligo, insônia, depressão, transtornos alimentares e psoríase”, comenta a profissional.

Beatriz explica que a psoríase é uma doença autoimune e que o estresse é somente um agravante no quadro clínico. “A pessoa com psoríase pode ter lesões avermelhadas na pele, assim como coceira e dores associadas à rachadura na derme”, reforça.

Como cuidar da minha pele nessas condições?

Antes de tudo, devemos tentar identificar a causa do nosso estresse. Procurar um profissional capacitado, como um psicólogo, ou então buscar a ajuda de médicos para conseguir equilibrar os hormônios. Em alguns casos é preciso fazer reposição hormonal com medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos. Porém, isso deverá ser recomendado e orientado apenas por um profissional capacitado. Manter sua limpeza de pele em dia e ter os cuidados diários da sua pele em casa é superimportante também”, sugere.

            A esteticista também alerta que não se deve mexer nas espinhas, já que elas estão em processo inflamatório. “Minha dica é: faça uso de produtos específicos para o seu tipo de pele, lave o rosto duas vezes ao dia; hidratar e esfoliar também ajuda. Além disso, use filtro solar e aposte em sabonetes secativos, máscara de argila e hidratantes com a textura mais leve”, aconselha.

            A profissional acredita que, além de cuidar de você externamente, é preciso tratar com paciência e amor tudo o que é interno. “Tente deixar os problemas no lugar onde eles começaram, tome um banho com óleos essenciais, use e abuse das versões focadas no combate ao estresse e à ansiedade. Cuide da sua pele, do seu corpo e espírito. Cuide de você”, finaliza.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »