Visagismo: entenda a técnica de construção de imagem

Você já ouviu falar de Visagismo? Talvez você não saiba, mas a arte de criação e construção da imagem pessoal está presente em diversos momentos, no salão de beleza, na loja onde você vai comprar uma roupa. A técnica é baseada na interpretação e investigação da personalidade através dos sinais enunciados no rosto.

No salão de beleza

Muitos profissionais apostam no Visagismo a fim de aprimorar o serviço que presta às suas clientes. Para o visagista e terapeuta capilar Jailson Melo, “o objetivo é sistematizar, de forma criteriosa, a harmonização da imagem pessoal por meio da inserção de símbolos e recursos estéticos visuais, como um corte de cabelo, maquiagem, penteado, vestimenta e acessórios, selecionados para traduzir a realidade imagética do indivíduo”, afirma.

A gente já sabe que, se você trabalha com beleza, possivelmente é uma pessoa que adora conversar e trocar ideias. No Visagismo, além da análise do rosto, bater papo com o cliente é imprescindível. “A prioridade máxima é deixar o cliente falar e se expressar à vontade, assim, com essas informações, é preciso descobrir qual a melhor maneira para entregar o que ele espera de uma maneira eficaz e natural”, afirma.

Vale lembrar que aspectos técnicos também são levados em consideração no momento da avaliação, como a qualidade da fibra capilar, a cor atual do cabelo, a tonicidade da pele, entre outros aspectos. O formato do rosto também influencia e é com base nele que todas as adequações de beleza serão estabelecidas. Além disso, o tom de pele ditará quais cores, desde maquiagem até o cabelo, são ideais.

Reflexão

Se engana quem acredita que o Visagismo está voltado apenas para a estética da cliente. Segundo Jaílson, existem outros fatos envolvidos. “O profissional de beleza deverá convidar a cliente a refletir a respeito do que a sua imagem pessoal expressa; o que ela pensa sobre quem ela é, e como ela acredita que os outros a enxergam. A partir daí, o profissional deve ponderar as suas estimativas o mais próximo possível das possibilidades que o cliente quer expressar”, relata.

Depois da conversa e da reflexão, chegou a hora de finalmente mudar o visual de sua cliente. A partir daí, o visagista deve levar em consideração três princípios básicos: temperatura da cor, intensidade e valor tonal – conhecido também como profundidade da cor. “Estas três características estão presentes e visíveis na cor da pele de qualquer pessoa. Quando elas não são respeitadas pelo profissional de beleza, o resultado é uma pele envelhecida, com manchas aparentes, olheiras e sinais acentuados de cansaço no rosto”, reforça o visagista e terapeuta capilar.

Deu pra ver que para arrasar no visual da cliente é preciso muito esforço e, o mais importante, ESTUDO! Ser visagista não é uma tarefa fácil, mas devolver e/ou garantir o brilho nos olhos da cliente é gratificante demais.

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