Tudo o que você precisa saber antes de trançar seu cabelo

Se você é do tipo de pessoa que ama reality show, com certeza se encantou com a beleza e originalidade de uma das  participante que tem ganhado o coração dos brasileiros nos últimos meses. A carioca é digital influencer e, na última semana, resolveu mudar o visual tirando as tranças, que já haviam se tornado sua marca registrada, para exibir os fios crespos e naturais.

Mas se a versatilidade das conhecidas braids, ou tranças, aqui no Brasil, fez você avaliar a possibilidade de entrar de vez nessa moda, chegou a hora de tirar todas as suas dúvidas. Entrevistamos a trancista Ynaiara Almeida da Silva para saber mais sobre esse estilo que vem ganhando cada vez mais o coração das pessoas.

Principais cuidados

Quando falamos de tranças, muitas dúvidas surgem, como “será que posso lavar meu cabelo normalmente?”, “demora muito para secar?”. A profissional explica que todos os cuidados estão atrelados à durabilidade das suas tranças. “É preciso dormir de touca de cetim para proteger as tranças e evitar o frizz. Não é recomendado fazer hidratação ou umectação. Você pode, sim, lavar suas tranças diretamente no chuveiro, mas um método para ajudar na durabilidade é lavar somente a raiz e não usar condicionador nem nada que possa deixar resíduo. Nós indicamos que a cliente dilua o shampoo na água e, com um borrifador, passe na raiz na hora da lavagem”, explica.

As tranças não precisam ser lavadas com tanta frequência quanto o cabelo natural precisa. Ynaiara indica que a lavagem ocorra no máximo de uma a duas vezes na semana para que a durabilidade seja maior. A secagem pode demorar um pouco também. “Com sol elas secam rapidamente, por isso o ideal é lavá-las de manhã, tendo em vista que o couro leva em média 24 horas para secar totalmente”, orienta.

O que preciso saber antes de fazer

As tranças são opções lindas e estilosas, mas que demandam tempo da cliente e da profissional. “É preciso avaliar o modelo que a cliente quer, isso influencia tanto no valor do serviço quanto nas horas de produção.  Eu já demorei cerca de doze horas para trançar um cabelo, isso porque a cliente tinha bastante cabelo e eu não tinha nenhuma auxiliar para me ajudar. Se ela optar pelas famosas big braids (tranças extremamente grossas), dá para fazer em umas quatro horas no máximo. Tudo varia da trancista, se a profissional trabalha por conta ou se realmente tem muita agilidade nas mãos na hora de produzir as braids”, conta.

Os valores também são variáveis, podendo ser alterados de acordo com o tamanho e a espessura das tranças. “Todo orçamento é feito com base na quantidade de cabelo da cliente, o tamanho e a espessura, mas pode chegar até R$ 450,00. Quanto mais cheios os fios e mais fina a trança, mais caro será”, ressalta. O preço do serviço também pode mudar de acordo com o estado do país, em alguns lugares do Brasil o material é mais barato e isso faz com que o valor também caia.01

Já em relação à duração das tranças, Ynaiara afirma que o tempo médio é de dois meses. “Eu não recomendo fazer manutenção, e boa parte das trancistas que acompanho também não. O cabelo precisa respirar por completo, por isso, quando chega o tempo de retirá-las, o ideal é hidratar e nutrir os fios naturais e só depois de todo esse processo colocar as tranças novamente”, aconselha.

Cuidar do cabelo antes do procedimento é essencial para que a durabilidade das tranças também aumente. Segundo a profissional, é indicado que algumas semanas antes de colocar as braids a cliente hidrate muito bem as madeixas. Caso ela note que os fios estão fracos ou quebradiços, o procedimento precisará ser adiado para que eles possam estar fortalecidos no dia do trançamento. “Quando for colocar as tranças, o ideal é estar com o cabelo lavado e sem resíduo algum. O mais importante é que ele esteja desembaraçado, assim facilita o trabalho da trancista e contribui para a agilidade do processo”, indica.

Todo mundo pode fazer?

Quem não quer ficar super estilosa depois de trançar o cabelo? Mas será que todas as pessoas podem fazer? De acordo com a trancista Ynaiara, não existe nenhuma contraindicação, é preciso apenas estar atento ao comprimento dos cabelos. “Se a cliente tem um cabelo muito longo não tem como fazer um chanel (corte na altura dos ombros), ou se ela tem o cabelo muito curto também não é indicado. O tamanho ideal para receber as tranças é partir de 4 a 5 dedos da raiz”.

Pessoas com o cabelo liso também podem fazer, mas a durabilidade será bem menor por conta da estrutura do fio. Já em relação às crianças, o método é diferente do utilizado em adultos e o cuidado também precisa ser redobrado.

Cuidados pós-trança

Os cuidados pós-trança precisam ser levados em consideração nesse momento para que o cabelo não fique danificado. “A cliente precisa retirar o resíduo que envolve as mechas, assim que retirar a fibra. Depois, lave com água abundante e shampoo antirresíduos e faça o uso de máscaras de hidratação para repor a massa capilar. Importante ressaltar que caem cerca de 100 fios do nosso cabelo por dia e quando tiramos as tranças todos esses fios caem de uma vez, o que é normal, mas pode assustar pra quem não sabe dessa informação”, explica Ynaiara.

Está convencida de que as tranças são sua nova saída para ficar ainda mais estilosa? Comente aqui!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »