Skincare: Mitos e Verdades

O cuidado com a pele é algo fundamental para manter a saúde e a beleza. O Skincare, ou cuidado com a pele, tem se popularizado cada vez mais, e com isso surgem diversos mitos e verdades sobre como cuidar da pele. Vamos explorar alguns dos principais mitos e verdades sobre Skincare.

Mito:

O uso de protetor solar é desnecessário em dias nublados ou chuvosos.

Verdade:

Mesmo em dias nublados ou chuvosos, é importante usar protetor solar para proteger a pele dos raios UV. Os raios UV podem penetrar através das nuvens e causar danos à pele, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Mito:

Água quente é boa para a pele.

Verdade:

Água quente pode ser prejudicial para a pele, especialmente se você tiver pele seca. Água quente pode remover a umidade natural da pele, deixando-a seca e irritada. O ideal é usar água morna ou fria para lavar o rosto e o corpo.

Mito:

Esfoliação diária é boa para a pele.

Verdade:

Esfoliação é importante para remover as células mortas da pele, mas deve ser feita com moderação. Esfoliar a pele diariamente pode ser prejudicial, especialmente se você tiver pele sensível. O ideal é esfoliar a pele uma ou duas vezes por semana.

Mito:

O uso de cremes noturnos é desnecessário.

Verdade:

Cremes noturnos podem ajudar a nutrir e hidratar a pele enquanto você dorme. Eles também podem ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. No entanto, é importante escolher um creme noturno que seja adequado para o seu tipo de pele.

Mito:

Produtos caros são sempre melhores.

Verdade:

O preço de um produto não determina sua qualidade ou eficácia. Existem muitos produtos de Skincare acessíveis e eficazes disponíveis no mercado. O importante é escolher produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele e que contenham ingredientes ativos que ajudem a alcançar seus objetivos de Skincare.

Mito:

É melhor usar muitos produtos para obter resultados melhores.

Verdade:

Usar muitos produtos de Skincare pode ser prejudicial para a pele, especialmente se você tiver pele sensível. O excesso de produtos pode irritar a pele e até mesmo causar danos a longo prazo. O ideal é usar apenas os produtos necessários para atender às necessidades da sua pele.

Mito:

Maquiagem causa acne.

Verdade:

Maquiagem não causa acne, mas o uso de produtos inadequados ou o uso excessivo de maquiagem pode agravar a acne existente ou causar acne em pessoas predispostas. É importante escolher produtos não comedogênicos, ou seja, que não obstruam os poros, e remover completamente a maquiagem antes de dormir.

Mito:

O uso de produtos de Skincare é apenas para mulheres.

Verdade:

Skincare é importante para todos, independentemente do gênero

A pele dos homens pode ser tão sensível quanto a das mulheres, e pode sofrer os mesmos danos e problemas, como envelhecimento precoce, acne e ressecamento. Existem muitos produtos de Skincare projetados especificamente para homens, e é importante que todos sejam incentivados a cuidar da sua pele.

Mito:

Produtos de Skincare orgânicos são sempre melhores.

Verdade:

Produtos de Skincare orgânicos podem ser uma boa escolha para pessoas que buscam produtos mais naturais, mas isso não significa que sejam sempre melhores. Produtos orgânicos podem conter ingredientes alergênicos, e alguns produtos químicos sintéticos podem ser seguros e eficazes. O importante é escolher produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele e que atendam às suas necessidades.

Mito:

O uso de produtos de Skincare é apenas para pessoas com problemas de pele.

Verdade:

Todos podem se beneficiar do uso de produtos de Skincare, independentemente de terem ou não problemas de pele. O Skincare pode ajudar a manter a pele saudável e jovem, além de proteger contra danos e problemas futuros. É importante escolher produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele e que atendam às suas necessidades.

Mito:

Beber muita água é a única coisa necessária para manter a pele hidratada.

Verdade:

Beber água é importante para a saúde geral do corpo, incluindo a pele, mas não é a única coisa necessária para manter a pele hidratada. O uso de produtos hidratantes de Skincare pode ajudar a manter a pele hidratada e saudável, especialmente se você tiver pele seca.

Mito:

Bronzeamento artificial é mais seguro do que bronzeamento ao sol.

Verdade:

O bronzeamento artificial pode ser tão perigoso quanto o bronzeamento ao sol. As câmaras de bronzeamento artificial emitem raios UV que podem causar danos à pele, incluindo queimaduras solares, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. É sempre melhor evitar o bronzeamento artificial e usar protetor solar ao se expor ao sol.


O Skincare é importante para manter a saúde e a beleza da pele. No entanto, é bom separar os mitos das verdades para garantir que você esteja cuidando da sua pele da maneira mais eficaz e segura possível.

Ao escolher produtos de Skincare e cuidados com a pele, é importante considerar seu tipo de pele, necessidades e objetivos. Com esforço, você pode desenvolver uma rotina de Skincare que ajude a manter sua pele saudável e bonita por muitos anos.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »