São Paulo 470 Anos

São Paulo 470 Anos
São Paulo 470 Anos

No dia 25 de janeiro de 2024, a maior capital econômica do país faz aniversário, veja um pouco sobre os 470 Anos de São Paulo

Fundado em 1554, o município conta com mais de 10 milhões de residentes, segundo pesquisa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (Seade), São Paulo completa 470 anos. Essa é a cidade mais diversificada do país, afinal, conta com pessoas de mais de 70 países.

A cidade foi fundada após a construção de um colégio jesuíta fundada por 12 padres, dentre eles o Manuel da Nóbrega e Jose de Anchieta. No mesmo dia, é celebrado pelas igrejas católicas o dia da conversão do Apóstolo Paulo, que deu origem ao nome da cidade.

Durante esses 470 anos, o município guarda momentos históricos para todo o país, como é o caso da Revolução Constitucionalista de 1932, Diretas Já na Praça da Sé e outros grandes eventos que ficarão eternizados em toda a história.

Todos os anos, a prefeitura promove grandes eventos e uma programação especial para o aniversário da cidade, além é claro, de um bolo.

São shows, oficinas, teatro, dentre tantas outras atrações para você aproveitar com a família.

Qual a Importância da Ikesaki para a Cidade de São Paulo?

A Ikesaki faz parte da história da cidade de São Paulo há quase 6 décadas. No ano de 2024, completaremos 60 anos, e o município, como um todo, foi essencialmente importante para o nosso crescimento.

Recentemente, abrimos lojas em Campinas, cidade do interior do estado, e também, contamos com uma loja em Santo André, no ABC Paulista.

A História começou quando em 1934, o senhor Hirofumi Ikesaki resolveu sair do Japão e vir para o Brasil. Abriu sua primeira loja na Rua dos Estudantes, e graças a sua visão comercial, hoje a Ikesaki tornou-se o que é, com o tamanho que tem. Graças ao talento do fundador, e ao acolhimento da população de São Paulo, hoje somos uma empresa reconhecida no segmento de beleza não apenas no Brasil, mas também no resto do mundo.

Como forma de agradecimento a cidade e à todos os profissionais de beleza, oferecemos para você um atendimento personalizado, único e uma grande variedade de produtos em nosso estoque, o maior do Brasil.

Além disso, trazemos a Beauty Fair, a maior feira de beleza da América Latina para profissionais da área de beleza, agora, em Janeiro trouxemos o Dia do Profissional da beleza, cursos para a capacitação dos profissionais da beleza, para que em breve, cada vez mais salões de beleza, esteticistas, depilação e manicure sejam abertos.

Aproveite o feriado e veja lugares de São Paulo para visitar nos 470 anos

A cidade de São Paulo também é um lugar repleto de atrações culturais, oferecendo assim, uma infinidade de lugares para você visitar. Veja abaixo uma lista que preparamos para você:

Principais Pontos Turísticos para visitar nos 470 anos de São Paulo

1. Bairro da Liberdade

Bairro da Liberdade

O Bairro da Liberdade, atrai turistas de todo o mundo. Afinal, essa região é conhecida por abrigar a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão. Além disso, conta com diversas feiras, restaurantes, parques, construções características da arquitetura asiática, e é claro, a Ikesaki.

Lá, temos duas unidades: Galvão Bueno e Praça da Liberdade. Aproveite para nos visitar.

Antigamente, o bairro da Liberdade era habitado pela população negra, no entanto, ao longo das décadas, parte dessa memória foi ocultada.

Antes mesmo de ter o nome de “Liberdade, era conhecida como o “Bairro da Pólvora”.

2. Avenida Paulista

Avenida Paulista

Essa Avenida é o maior ícone dos paulistanos, e um dos pontos turísticos de SP mais característicos da capital, conta com edifícios imponentes e famosas antenas.

Na década de 50, começaram a surgir os primeiros edifícios comerciais, o que atraiu muitos investimentos pela localização e grande infraestrutura. Assim, se tornou o maior centro empresarial da América Latina.

Quando for para a Avenida Paulista, não esqueça de levar o protetor solar facial.

3. Faça uma visitinha ao MASP nos 470 anos de São Paulo

MASP

O MASP (Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand), está localizado justamente na Avenida Paulista e é um grande cartão postal de SP.


Além disso, conta com o vão livre abaixo dele, onde é realizada a feira de Antiguidades. Um verdadeiro paraíso para colecionadores.

Aproveite a volta na Avenida Paulista e a visita ao MASP para retocar o seu gloss.

4. Mercadão

Mercadão

Na lista do que fazer em São Paulo, o que você não pode deixar passar de forma alguma é o Mercado Municipal. O prédio foi inaugurado em 1933, fica localizado na 25 de Março e conta com uma bela fachada, além de um piso repleto de restaurantes. Além disso, é uma referência nacional devido a sua diversidade de aromas, cores e sabores.


Os melhores cartões postais do mercadão são: O famoso pastel de bacalhau e o fatídico sanduíche de mortadela.

5. Beco do Batman

Beco do Batman

Grafite é arte, e o beco do Batman é repleto deles. Este lugar, localizado na Vila Madalena, tornou-se um point turístico, com bares e restaurantes além dos instagramáveis gravites nos muros.

Além disso, lá, você encontrará diversos brechós.

Para tirar aquela foto maravilhosa, recomendamos que use um iluminador.

Edifícios históricos desses 470 anos de São Paulo

1. Edifício Itália

Edifício Itália

O Edifício Itália foi construído em 1956, e por muito tempo foi o mais alto do país. No entanto, foi superado pelo Edifício Mirante do Vale.

Para quem gosta de andar pelo centro de São Paulo, e passa pelo cruzamento das avenidas: Ipiranga e São Luiz, é quase inevitável não olhar para o alto.

O edifício tem 165 metros de altura, sendo 151 partindo do chão, conta com 19 elevadores e tem capacidade para 10 mil pessoas.

Além disso, ele é distribuído tem 46 andares e uma galeria no térreo.

Atualmente, é um dos marcos da cidade, um verdadeiro patrimônio histórico.

Para visitar este lugar, ative os seus cachos.

2. Edifício Copan

Edifício Copan

Este edifício foi planejado por Oscar Niemeyer e é um ícone entre os lugares turísticos em SP. Afinal, é um dos edifícios mais conhecidos do país, e essencial para o turismo, tornando-se um dos principais cartões postais da cidade.

Ele tem a maior estrutura de concreto armado do município. Foi planejado em forma de “S”, e se destaca no centro da cidade. Ao todo, são 30 andares, conta com 6 blocos e 1.160 apartamentos, além de um mini shopping no térreo. De lá, você consegue ver o Edifício Itália, prédio do Banespa, Catedral da Sé e boa parte do centro.

3. Edifício Martinelli

Edifício Martinelli

Este edifício conta com 30 pavimentos e foi o primeiro grande arranha céu da América Latina de grande importância histórica. Em seu terraço tem um mirante.

Centro Histórico de São Paulo para você conhecer nos 470 anos

1. Praça e Catedral da Sé

Praça e Catedral da Sé

A Praça da Sé é considerada o marco zero da capital paulista. Esse é considerado um dos principais pontos turísticos da cidade, onde pessoas de diversos estilos se reúnem, é um bom resumo para o “Centro Velho”.

Lá, você encontra a maior igreja de São Paulo, com 110 metros de comprimento, 46 de largura e 92 de altura, além de uma cúpula com altura de 30 metros. A capacidade da Catedral da Sé é para 8 mil pessoas.

A Cripta pode ser considerada uma verdadeira igreja subterrânea, e lá, você encontrará trabalhos artísticos do escultor Francisco Leopoldo.

2. Vale do Anhangabaú

Vale do Anhangabaú

O Vale do Anhangabaú se localiza entre os dois famosos viadutos do centro de São Paulo: O Viaduto do Chá e o Santa Ifigênia. É uma grande área aberta, onde acontecem grandes eventos, em alguns anos inclusive shows para celebrar o aniversário de São Paulo.
Além disso, em seu subsolo, há o rio Anhangabaú, de grande importância no passado da cidade. Hoje, ele é canalizado e passa por baixo do túnel por onde passam os veículos.

Ele divide o centro novo do centro velho, e de lá, você pode admirar os edifícios citados acima.
É um importante ponto turístico, lugar de lazer, esporte e entretenimento.

3. Pateo do Collegio

Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio é o local onde foi levantada a primeira construção da cidade de São Paulo. Ele surgiu, quando o Padre Manuel de Nóbrega e José de Anchieta estabeleceram um núcleo de catequização de indígenas.

Em 1954, foi realizada a primeira missa que oficializou o nascimento do colégio jesuíta. Em 1556, o padre Afonso Brás foi o responsável pela construção em taipa de pilão e um colégio e igreja anexa.

Além disso, o Pátio foi sede do governo paulista entre os anos de 1765 e 1912. Estando presente na cidade há muito tempo, ele é sede de diversos eventos e casamentos. O Pátio também conta com o museu Jose de Anchieta.

4. Praça da República

Praça da República

Localizada no centro da cidade, a Praça da República é visitada diariamente por diversas pessoas de todos os estilos.

Ela é bastante conhecida por sua feita de Arte e Artesanato, que conta com 600 barracas. Lá são comercializados artesanatos vindos dos estados do Norte e Nordeste, além de países vizinhos como o Peru.

5. Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal

O Theatro Municipal tem mais de um século de história, sendo aberto em 12 de setembro de 1911, quando começou a se integrar ao roteiro internacional dentro dos grandes espetáculos.

Dessa forma, desde que foi inaugurado, duas grandes restaurações marcaram a evolução do prédio. A primeira foi em 1951 e a segunda durou entre 1986 e 1991.

Atualmente, ele comporta escolas de música, além da Orquestra Sinfônica Municipal, o Balé da Cidade, Quarteto de Cordas e os corais Lírico e Paulistano.

Museus para visitar nos 470 anos de São Paulo

1. Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga

Este museu foi inaugurado em 1890 e é um ícone arquitetônico da cidade de São Paulo, graças a imponência de seu prédio, além dos jardins, instalações e por sua história.

Além disso, conta com um acervo com mais de 125 mil peças, que variam entre móveis, trajes ou utensílios da história de bandeirantes, imperadores e barões paulistas do café.

O museu também conta com coleções de peças da Revolução Constitucionalista de 1932, além de armas brancas e uma sala reservada a Santos Dumont.

2. A pinacoteca do estado também é um excelente lugar para se visitar nos 470 anos de São Paulo

Pinacoteca

O prédio onde está localizada a Pinacoteca foi o primeiro museu de artes em São Paulo. Sua arquitetura externa e o vasto acervo são duas das grandes atrações.

A Pinacoteca do Estado passou a funcionar em 1911, e sua primeira exposição esteve relacionado a Belas Artes. Entre 1993 e 1998 foi feita uma reforma de todo o prédio.

Atualmente, a pinacoteca conta com 10 salas que se dividem entre: Abrigar o acervo e espaço da reserva técnica no qual ficam peças em restauração, catalogação ou fora de exposição.

3. Museu do Futebol

Museu do Futebol

Para você, apaixonado por futebol, por que não ir ao saudoso estádio do Pacaembu? O museu do futebol preserva a história, memória e difusão de um acervo de referências do futebol, esporte tão importante para nós brasileiros. 

Lá você encontrará: Fotos, vídeos e peças que contam a trajetória do futebol no Brasil e no mundo. 

Parques para você visitar nos 470 anos de São Paulo

1. Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera

O Ibirapuera é um dos mais famosos parques de São Paulo. Inaugurado em 1954, ocupa uma área de quase 1.600.00- m².

Ele conta com 3 lagos artificiais, ciclovia, pistas de corrida, quadras poliesportivas e uma deliciosa área verde.

Além disso, conta com espaços icônicos projetados por Oscar Niemeyer, como o auditório do Planetário e a Oca, por exemplo.

O parque também conta com outros importantes museus, como o MAM e o Museu Afro Brasil.

Por ser um lugar de mata, não esqueça seu repelente nem o seu protetor solar.

2. Parque da Água Branca

Parque da Água Branca

No Parque da Água Branca, você sente um pedacinho do que é morar no interior rural. Isso porque, em plena Zona Oeste da cidade, pertinho do terminal da Barra funda, conta com espaços dedicados aos animais.

Ocupando uma área de 137.000 m², ele abriga um museu geológico, a casa de caboclo, aquário do instituto de pesca e arena hípica. Além de animais andando pelo parque, como galinhas.

3. Parque Villa Lobos

Parque Villa Lobos

Com uma vasta área de 732.000 m² em plena Zona Oeste da Capital Paulista, o Villa Lobos é uma opção perfeita para quem deseja passear de bicicleta, patins ou fazer caminhadas. Afinal, conta com um ar fresco e imensa área verde com árvores da Mata Atlântica.

O parque é cortado por uma grande ciclovia e conta com uma excelente infraestrutura.

Ele conta com quadras e campos poliesportivos, tabelas de basquete e playground.

Além disso, possui um anfiteatro, orquidário, uma biblioteca e um cachorródromo para os pets, além de várias opções de lanchonete.

4. Parque Trianon

Parque Trianon

Quer dar uma volta ou aproveitar um pouco de ambiente verde próximo a Avenida Paulista? o Parque Trianon é perfeito para isso.
Trata-se de um resquício remanescente da Mata Atlântica original e conta com muitas árvores centenárias, incluindo algumas que correm risco de extinção.

5. Parque Jardim da luz

Parque Jardim da Luz

Por que não aproveitar para fazer um passeio mais longo?

Você desce na estação da luz, visita a pinacoteca, o museu da língua portuguesa, e finaliza o seu passeio dando uma volta pelo parque da luz.

Este é o mais antigo parque de São Paulo, que foi tombado em 1981.

Ele tem fácil acesso, afinal, fica ao lado da estação da luz. Nele, você pode passear pelo jardim, com espelhos d’água, gruta com cascata, coreto, chafariz e uma bela exposição permanente de esculturas.

Nós, da Ikesaki, desejamos para a cidade de São Paulo um feliz aniversário, e que siga tendo cada vez mais prosperidade.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »