Saiba como cuidar das cutículas perfeitamente

A cutícula é muito mais do que uma “pelezinha” ao redor do dedo. A proteção natural do corpo humano evita que nosso organismo seja contaminado por bactérias e fungos por meio das unhas. Mas, mesmo diante de toda a importância, sua presença incomoda muitas pessoas, que as vêm como um sinal de desleixo, em especial quando há falta de hidratação. Para manter a saúde do corpo e das mãos, e longe dos malefícios causados por algumas doenças, siga as dicas das profissionais Amarilis Mariano (SP) e Vanessa Verdetti (SP).

EMPURRAR OU RETIRAR?

“O ideal é somente empurrá-las e hidratá-las, evitando o excesso de pele ao redor das unhas”, observa Vanessa. Mas, no Brasil, existe o hábito de retirar a pele de maneira profunda. Se você é adepta desse estilo, saiba que o ideal é tirar o mínimo possível. “Precisamos tentar, nem que seja aos poucos, mudar essa cultura, já que as cutículas hidratadas ficam bem fininhas e sem necessidade de serem retiradas”, explica Amarilis.

LIMPE E HIDRATE

Investir em amolecedores, hidratantes e redutores de cutículas é uma boa alternativa. “Hidratantes à base de ureia, óleo de amêndoas ou de coco são ótimos para manter as cutículas hidratadas, além da higienização diária das mãos”, destaca Vanessa. As visitas regulares à manicure e pedicure ainda evitam que haja o contato das cutículas com a boca e aumentam a garantia do uso de produtos corretos e de boa qualidade.

É PRECISO “RESPIRAR”

Entre uma esmaltação e outra, as cutículas precisam “descansar” das substâncias que recebem enquanto estão coloridas. “Um dia antes de esmaltar as unhas, deixe-as livres de qualquer produto, ou seja, respirando. Caso não tenha um produto específico para cutículas, o legal é passar hidratante de mãos e mergulhar a unha na água morna. Assim você pode empurrar a cutícula, sem retirá-la”, finaliza Amarilis.

O que é cutícula?

A cutícula é uma pequena porção de pele enrijecida, como a que está presente no contorno das unhas. “também é chamada de pele da unha, pelinha, eponíquio. Ela é a proteção das extremidades de pés e mãos contra infecções e lesões”, avisa vanessa. Ou seja, ela é extremamente importante para nossa saúde.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »