Rosácea: saiba mais sobre essa doença e como tratá-la

Pele cada vez mais sensível, seca e avermelhada, esses são os principais sintomas da rosácea, doença vascular inflamatória crônica que atinge homens e mulheres no mundo todo. Por se tratar de uma doença que atinge principalmente a pele, é preciso ter alguns cuidados especiais, como determinados tratamentos e o uso de produtos específicos para esse tipo de anomalia. Conversamos com a esteticista Caroline Lima para tirar todas as dúvidas sobre esse problema. Confira!

Por que e com quem acontece?

Quando falamos da rosácea, muitas dúvidas e equívocos surgem. Um deles começa logo na nomenclatura da doença. “Chamam erroneamente de ‘acne rosácea’. A acne é uma doença da glândula sebácea, totalmente diferente da rosácea. Além disso, é uma doença com remissões e exacerbações, ou seja, existem épocas do ano em que estará em mais evidência e outras nem tanto”, explica a profissional.

Ela também afirma que o quadro tende a ser mais grave em homens, evoluindo para um quadro de rinofima (aumento gradual do nariz por espessamento e dilatação de folículos). A causa do problema ainda é desconhecida: “Há uma predisposição individual. É mais comum em brancos e descendentes de europeus, por exemplo. Além disso, uma quantidade expressiva de casos vem de histórico familiar. Fatores psicológicos, como estresse, também podem influenciar, assim como a alimentação”, comenta.

Principais cuidados

Com uma pele mais sensível, os cuidados precisam ser redobrados. “O skincare tem que ser montado especificamente para quem tem a doença. Evitar produtos que tenham na composição álcool, adstringentes ou qualquer tipo ácido é fundamental para não piorar o quadro. Já a limpeza de pele precisa ser realizada com dermocosméticos para pele sensível, evitando produtos abrasivos e dependendo de como está a rosácea no dia da limpeza a etapa de esfoliação deve ser substituída”, reforça Carol.

Em relação a maquiagem, a profissional indica produtos hipoalergênicos, diminuindo o risco de irritação da pele. Já em relação à proteção contra o sol, o uso do filtro solar também precisa ser reforçado. “Pessoas com esse quadro precisam utilizar protetor solar com elevada proteção contra UVA e UVB. A exposição ao sol sem protetor solar pode piorar o quadro de rosácea”, explica.

Além dos cuidados pessoais, visitas regulares ao dermatologista e à esteticista também ajudam a manter a saúde da pele. “É importante que a profissional seja capacitada para cuidar da pele com rosácea, pois muitos produtos de limpeza de pele são contra indicados pela composição podendo agravar o quadro se utilizados”, explica.

Produtos que não podem faltar:

  • Protetor solar;
  • Hidratante facial para pele sensível;
  • Maquiagem hipoalergênica.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »