Roer as unhas pode ser prejudicial para a saúde

Muitas pessoas descontam o estresse e a ansiedade nas unhas. Com a pandemia do novo coronavírus, esse velho mau hábito voltou com toda a força para a vida dos brasileiros.

A dermatologista Fabiana Seidl alerta que esse costume pode trazer consequências graves para a nossa saúde: “As nossas unhas são locais de potencial acúmulo de micro-organismos, como bactérias, fungos e vírus. Ao colocá-las na boca acabamos ingerindo esses germes e corremos o risco de vir a desenvolver certos tipos de infecções gastrointestinais. Além disso, provocamos microtraumas nas cutículas e muitas pessoas inclusive roem a pele em volta das unhas também, propiciando a entrada de germes na dobra ungueal e favorecendo a infecção e a inflamação ao redor das unhas, processo chamado de paroníquia”, detalhou a médica.

É claro que com o isolamento social e a grande quantidade de notícias algumas pessoas acabam ficando mais ansiosas do que o normal. “O ato de roer as unhas acaba sendo uma maneira para aliviar os altos níveis de estresse e o nervosismo”, explicou a dermatologista.

Para driblar esse mau hábito, a Dra. Fabiana dá algumas dicas:

1 – Existem esmaltes que têm gosto ruim e ajudam a não roer, vale usar.

2 – Deixar as unhas sempre bem cortadas e lixadas também são medidas importantes. Se mesmo assim o hábito persistir, sugiro procurar ajuda profissional de um psicólogo para tentar identificar qual é o real motivo que está levando a pessoa a manter esse hábito, que na maior parte dos casos tem um fundo ansioso.

3 – Na quarentena sugiro deixar sem esmalte ou base, hidratar a placa ungueal e as mãos com frequência. Existem hidratantes específicos para mãos e para as unhas no mercado, mas podemos usar óleo de amêndoas, por exemplo, que cumpre muito bem a função de hidratar mãos e unhas.

4 – Um alerta para quem manipula produtos de limpeza e lava muita louça e rói as unhas: sugiro SEMPRE usar luvas grossas de borracha, isso evita que as unhas fiquem úmidas e propiciem infecção por fungos, além de proteger contra a ação química dos produtos. Não existe tratamento de unhas frágeis sem o uso correto de luvas.

Controlando a ansiedade e seguindo esses passos corretamente não tem como as unhas não ficarem perfeitas.

E você, também já pensou em abandonar esse mau hábito? Conta para a gente nos comentários!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »