Reabertura dos salões: como garantir um ambiente saudável para os funcionários e clientes

Já falamos aqui sobre a importância da biossegurança dentro dos espaços de beleza. Ela sempre foi uma exigência, independentemente da profissão. A diferença é a sua aplicação em cada área. Agora, com muitos espaços de beleza podendo reabrir e voltar ao “normal”, todo mundo quer garantir um horário no salão para dar aquela repaginada no visual.

“Esteja ciente de que você não vai conseguir atender o mesmo número de clientes que atendia antes da pandemia, justamente porque você precisa organizar sua agenda. É necessário um intervalo de, no mínimo, 15 minutos entre os atendimentos para higienizar o local e evitar  possíveis aglomerações”, afirma Daniela Pontes, especialista em Biossegurança.

EPIs são essenciais

Hoje, com o avanço da pandemia e a escassez da vacina, só há um meio de conter o vírus: usando a máscara, lavando as mãos e evitando aglomerações.

Em espaços de beleza, além da máscara, o uso de faceshield, avental de TNT, propé e até touca descartável fazem parte das recomendações do “novo normal”. “A touca serve como uma barreira de proteção, uma vez que você pode estar com o cabelo contaminado, levando o vírus do salão para casa, ou até de casa para o salão. É fundamental o uso desse Equipamento de Proteção Individual (EPI) também”, afirma Daniela.

Vale lembrar que o uso de EPIs descartáveis traz mais segurança, uma vez que, após o uso, os materiais serão totalmente descartados.

Proteção no local de trabalho, sempre!

Além do uso de EPIs por parte dos profissionais e de máscara para os clientes, para garantir a segurança de todos, a higiene do espaço de beleza precisa ser contínua e minuciosa.

“Higiene constante do local com produtos adequados. Eu indico o quaternário de amônio e polihexametileno biguanida, porque têm detergente na composição, então limpam e desinfetam. As pessoas falam muito do álcool 70, mas ele não é eficiente se você não lavar o local previamente com água e sabão”, revela.

Para Daniela, a desinfecção precisa ser feita em todos os espaços: limpeza dos equipamentos, higienização do espaço e das superfícies de contato, como balcão e cadeiras. No caso das ferramentas de manicures/pedicures e podólogas, as ferramentas de trabalho precisam ser esterilizadas.

Preço x Valor

Os profissionais de beleza se prepararam para a redução de atendimentos desde o início da pandemia, em março de 2020. Levando em consideração que o uso dos EPIs é obrigatório e fundamental, o aumento do preço dos serviços prestados pode se tornar uma realidade para muitos profissionais.

“Você vai ter que mostrar para o seu cliente a diferença entre valor e preço. Preço é a quantia que ele vai pagar, já o valor é o que você vai entregar a mais para ele no atendimento. Ninguém quer ser responsável por uma contaminação e quase todas as pessoas têm alguém do grupo de risco em casa. O cliente busca mais segurança durante o atendimento, e seguir direitinho essas normas traz um diferencial para o espaço”, afirma a especialista.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »