Quer mudar o visual? Saiba o que é preciso para ter fios bonitos e saudáveis antes e depois da química

Já falamos aqui no blog o quanto o profissional de beleza pode ser responsável pela autoestima das suas clientes. Parte dessa responsabilidade vem com os serviços prestados dentro do salão de beleza, que exigem muita confiança.

Se você é do time que passou anos e anos com o mesmo corte e cor de cabelo e, agora, depois de muito tempo pensando, decidiu mudar de vez o visual, esse texto é para você.

Conversamos com Jackson Nunes, hairstylist e embaixador da Wella Professionals, para tirar algumas dúvidas que temos certeza que você tem em relação a essa mudança. 

Se você quer fazer algo radical – quem aí se lembra do platinado da Manu Gavassi? –, vale lembrar que os cuidados começam antes de você sentar na cadeira do cabeleireiro. “É importante preparar o cabelo antes da química, especialmente uma descoloração, para garantir que o fio continue saudável durante e após o procedimento”, afirma o profissional.

Para Jackson, o preparo varia muito do histórico capilar da cliente, ou seja, se ela já possui algum tipo de química no cabelo, como alisamentos ou coloração. Ele ressalta que essa avaliação deve ser feita pessoalmente, para saber se o cabelo precisa de um tratamento mais profundo no salão, ou se apenas o shampoo e a máscara certa para o tipo de cabelo dela são ideais para que ela cuide sozinha em casa.

E quando devo começar essa preparação? Segundo Jackson, isso é variável, mas é sempre bom lembrar que, quanto mais processos químicos seu cabelo tiver sido submetido – de progressivas a botox e outros procedimentos -, mais cuidado prévio os fios devem receber. “Nesses casos, além do tratamento feito no salão para preparar o fio para a química, é importante que a cliente use shampoo, condicionador e máscara específicos para a necessidade do cabelo em casa”, reforça. 

Cuidados profissionais são essenciais
O grande dia chegou, você está oficialmente transformada e feliz com a mudança. Mas os cuidados não acabam aí! Prepare-se não só para cuidar dos fios em casa, mas programe-se para voltar ao salão com certa frequência. Para Jackson, a reconstrução capilar é o tratamento mais indicado no pós-química, uma vez que irá restaurar a fibra, garantindo mais força e resistência aos fios. 

É importante que você faça um tratamento profundo no salão, pelo menos, a cada 20 dias. O profissional reforça que, submeter o cabelo a novas químicas no mesmo período da descoloração pode ser perigoso, assim como o uso de ferramentas térmicas em excesso, como secadores e chapinhas. Atenção!

Do salão pra casa
Em relação aos produtos que você poderá usar em casa, o embaixador de Wella ressalta que “a indicação pode variar de acordo com a necessidade de cada cabelo, mas a linha Fusion de Wella é excelente para fios pós-química”, diz.

Mudar o visual é um processo incrível, ainda mais quando feito com profissionais que confiamos. Por isso, se atentar a todos os cuidados do pré e pós-química são fundamentais para manter o cabelo bonito e saudável. Pense sempre que transformar depende não só do profissional, mas de você também. “É importante que o procedimento seja feito com responsabilidade para minimizar todos os riscos, mas é essencial cuidar dos cabelos para evitar quebra e ressecamento”, finaliza Jackson.

E aí, preparada para sua transformação?

 

Conteúdos relacionados