Protetor solar infantil: Dicas na escolha de encontrar o produto certo

Neste artigo ensinaremos você como encontrar o produto certo para o seu filho

Cuidar da pele acaba se tornando uma tarefa diária, a fim de evitar irritações e alergias, principalmente quando for usar o protetor solar, que é o mais importante.

Quando for à praia, ao parque ou sempre quando for sair para algum lugar com uma criança, saiba escolher um protetor certo para ele. E como há muitos produtos existentes, listamos para você os melhores e que mais se encaixam no perfil.

Escolha um protetor solar com fator FPS 30 ou mais

O critério de escolha de um protetor é muito fácil, a principal dúvida a ser esclarecida é o fator de proteção dela. 

Produtos como FPS 20 não são suficientemente fortes para proteger a pele em um dia de sol, por isso é mais do que recomendado utilizar com fatores FPS 30 ou mais, pois ela significa uma proteção 30 vezes maior do que estar sem o protetor, garantindo o máximo amparo contra os raios solares.

Evite o sol próximo ao meio-dia

O maior pico de ondas de calor que se instala é nos horários das 10h às 16h, principalmente ao meio-dia quando os raios UVB processam uma maior incidência. 

Dessa forma, tente evitar esse horário para que sua pele não seja prejudicada e fique exposta. Use sempre o protetor.

Escolha protetores com UVA e UVB

O motivo de usar um produto com essas especificações é simples: o UVA é para combater o envelhecimento precoce que os raios acabam causando exposição ao sol, o que pode acabar tendo risco de desenvolver câncer de pele.

Já o UVB é para a proteção e pigmentação da pele, com o propósito de evitar queimaduras na pele. Por isso, sempre busque protetores com esse dois agentes na composição.

Passe o protetor meia hora antes de sair

Dermatologistas indicam que passe meia hora antes de se expor ao sol para que faça o efeito adequadamente.

Protetores solares hipoalergênicos

Prefira sempre produtos livres de PABA e outros componentes como parabenos, oxibenzona, álcool etc. Isso pode causar alergias e irritações não só para sua pele, mas também para a pele da criança. Desse modo, escolha protetores dessa formulação.

Observação: quanto mais clara a pele for, maior devem ser os cuidados para protegê-la.

Evite protetor solar em spray para bebês

Se você tiver um bebê com até 2-3 anos de idade, é indicado não usar protetores solares em forma de spray, pois a aplicação dele, por muitas vezes, não é uniforme, e pode acabar sendo aplicada insuficientemente em regiões necessárias.

No caso, use um protetor creme para deixar alguma área descoberta e passível de queimadura.

Usar protetor mesmo em dias nublados e frios

Protetor solar não deve ser usado somente em dias quentes ou no verão, e sim sempre, pois mesmo em dias nublados, a radiação solar atravessa as nuvens, então lembre-se de ainda assim aplicar o filtro no pequeno.

Faça o teste antes de usar

Sempre quando usar um novo filtro solar, aplique na dobrinha do braço da criança, para comprovar se ele terá ou não uma reação alérgica ocasionada por aquele produto.

Reaplicar o filtro solar quantas vezes for necessário

É muito importante passar novamente o protetor em média a cada 2 horas, para que o efeito seja duradouro, ou conforme as indicações do fabricante.

Deve ser reaplicado também depois que a criança sair da água ou quando ela apresentar suor.

Procure por marcas de protetor solar conhecidas

Na hora de escolher, dê preferência para marcas conhecidas ou recomendadas, elas terão a regulamentação e em dia e resultado eficiente. Evite protetores caseiros. Verifique também a data de validade do produto.

Não há protetores solares liberados para crianças menores de 6 meses

Bebês nessa fase devem ser evitados ao se expor ao sol ou locais extremamente quentes, porque a sua pele de recém-nascido precisa ser cuidada o máximo possível. Portanto, tenha um bom senso e proteja a pele do pequeno não ser exposta.

Outras formas de proteção

Chapéus, bonés, óculos e roupas com protetores UV são apropriados para crianças. Crianças devem usar roupas leves e confortáveis.

Não esqueça do repelente

Sempre que for utilizar ou reaplicar o protetor solar no pequeno, o repelente deve ser usado logo após, principalmente em dias de verão ou de sol, quando os mosquitos aparecem em lugares de extremo calor. Respeite a orientação do fabricante do intervalo das aplicações.

Agora que você já sabe de algumas dicas importantes sobre o protetor solar infantil, já sabe escolher qual o produto certo na hora da compra. Confira todos os protetores infantis que temos disponível no site.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »