Por que você não deve desencravar suas unhas em casa, sem a ajuda de um profissional qualificado?

Você provavelmente conhece alguém que já sofreu com a dor e o incômodo causados pela unha encravada. O terror das clientes se torna a alegria das podólogas que estudam e aperfeiçoam seu trabalho para resolver esse problema. Mas você sabe quais são as causas dessa condição afetar tanto a unha dos pés?

De acordo com a podóloga Fran Gouveia, o corte incorreto pode ocasionar ou até favorecer o encravamento da unha, gerando uma espícula (pedaço de unha), que provoca uma lesão na pele contribuindo para o processo de infecção. A partir daí surgem os incômodos e as dores.

Quando isso acontece, algumas pessoas acabam cometendo o erro de tentar desencravar as unhas por conta própria. A profissional reforça a importância de um podólogo nesses casos. “É superimportante a procura de um profissional de podologia, porque ele, sim, tem a formação específica para tratar o problema de forma responsável e técnica, identificando por meio de uma anamnese o que deve ser feito para realizar o procedimento em cada paciente”, explica.

A ficha de anamnese serve como uma espécie de prontuário do paciente. Antes do atendimento, o profissional fará algumas perguntas para saber se a pessoa tem alguma alergia, se é diabética ou se já tem histórico de encravamento de unhas, diferentemente do procedimento feito em casa, em que não haverá nenhum cuidado nesse sentido. “Ao realizar o procedimento em casa de forma amadora, a pessoa pode trazer várias consequências, promovendo ferimentos, lesões graves, permitindo a entrada de bactérias e até infecções mais sérias”, afirma Fran.

Como funciona o tratamento?

Depois de agendar o tratamento com a podóloga, chegou a hora do procedimento de desencravamento. “Na maioria dos casos, iniciamos com a remoção da espícula, retirando o pedaço da unha. Após esse procedimento, é feito um curativo de acordo com o grau da lesão formada. Depois dessa fase, é feita uma avaliação para ver a necessidade de uma possível colocação de órtese para correção da unha”, conta.

Depois dessa avaliação, fica decidido também se o paciente precisará de acompanhamento. É importante que seja com um profissional de podologia preventiva, com foco no bem-estar e na saúde dos pés.

Prevenir para não remediar

Quem acha que unha encravada é brincadeira deve ficar mais atento. Fran alerta que, além do processo de infecção causado pelo encravamento, em alguns casos a unha precisa ser submetida a um procedimento cirúrgico ou até mesmo a uma amputação, levando a sérias complicações.

Está convencida, né? Nada de tentar desencravar as unhas em casa. Agende uma consulta com seu profissional de confiança e realize o procedimento sem dor de cabeça.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »