O mês de outubro é marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Uma coisa importante de se lembrar é que, durante os 30 dias, o mundo se mobiliza e se colore de rosa em prol dessa luta, porém ela vai muito além de uma época do ano e deve ser levada a sério em qualquer data.
Sendo o mais frequente entre as mulheres em nível global, o câncer de mama corresponde a cerca de 28% de novos casos de câncer. Estima-se que cerca de 2 milhões de mulheres são diagnosticadas anualmente com a doença.
Como prevenir?
A prevenção começa com a conscientização. Alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama e o principal a ficar de olho é a idade: a partir dos 50 anos, é ideal fazer consultas e exames periódicos, de acordo com as indicações médicas.
Além disso, realizar o autoexame é uma forma de se conhecer e se prevenir, começando os cuidados já em casa e é recomendado também para mulheres mais jovens.
Doação de cabelos
Se tornou popular nos últimos anos a doação de cabelos para pessoas que fazem quimioterapia. É uma forma linda de contribuir para exaltar a autoestima de quem mais precisa em certos momentos.
E para doar é simples: basta ter pelo menos 10 cm! Além disso, é muito importante que o corte seja feito em um salão que faça esse tipo de ação em parceria com associações específicas. E o melhor: não tem problema se o cabelo tiver química.
Toda mulher deve estar atenta ao câncer de mama. Sabemos que cuidar dos cabelos, da pele e do corpo é um interesse da maioria das mulheres, mas o autocuidado deve ser feito de dentro para fora, pois o cuidado com a saúde também é um ato de amor próprio e reflete diretamente na autoestima.