Mês das noivas: Por que Maio foi eleito?

Mês das noivas: Por que Maio foi eleito?
Mês das noivas: Por que Maio foi eleito?

Maio é o mês das noivas, mas o que muitas pessoas não sabem é como foi feito este decreto, fique até o final do artigo

Maio é considerado o mês das noivas, e isso se deve muito a quantidade de casamentos que acontecem neste mês.

Conforme relatório anual do “Cartório em números”. 814.576 mil casamentos foram realizados apenas em maio de 2022, e todos os anos isso costuma acontecer.

Mesmo com cerimônias sendo realizadas durante o ano inteiro, maio foi adotado como o mês das noivas devido a alguns fatores.

Por que maio é considerado o mês das noivas?

Por que maio é considerado mês das noivas?

Assim como se comemoram diversas datas em cada mês do ano, maio foi escolhido com o mês das noivas. Essa escolha não aconteceu por acaso, o clima, a estação e até a religião foram fundamentais para a escolha desta data. Este mês é considerado o das noivas em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.

Há várias explicações pelas quais essa data pode ser considerada o mês das noivas, abaixo traremos algumas delas.

1. Primavera no Hemisfério Norte

Primavera no Hemisfério Norte

Quando falamos em relação do mês de maio ser o mês das noivas, é porque essa ideia surgiu no Hemisfério Norte do mapa. Afinal, nessa época, lá as temperaturas baixas ditavam alguns costumes e faziam com que algumas festas fossem adiadas.

No mês de maio, o clima lá é mais agradável e com menos chuvas, o que favorece eventos ao ar livre. Além disso, o fato de ser na primavera teve grande influência, afinal, nessa época encontramos uma grande variedade de flores e plantas. Dentro do mundo nupcial de casamento, é um símbolo muito forte, afinal, os buquês da noiva e decoração de cerimônias sempre envolve ambas. Isso também foi fundamentalmente importante para a escolha da data.

2. Uma tradição católica da Virgem Maria e o Dia das Mães

Uma tradição católica da Virgem Maria e o Dia das Mães

Um fator importante que também foi fundamental para que o mês ganhasse este apelido partindo de um contexto do catolicismo. A religião católica consagra Maria, mãe de Jesus em maio. Além disso, para a igreja, o matrimônio está ligado a pureza, compromisso e fé. Essas características são atribuídas à Nossa Senhora, que trazem o contexto de formação de uma nova família.

O dia das mães também é comemorado todo mês de maio, no segundo domingo do mês, o que reforça ainda mais a conexão com Maria, mãe de Jesus, e a influência religiosa nos casamentos.

Em quais outros meses os casamentos são comuns?

Em quais outros meses é comum ter casamento?

Mesmo maio ainda sendo considerado o mês da noiva, não quer dizer que ocorram mais casamentos neste período. Segundo uma pesquisa realizada pelo The Knot World Wide, há pelo menos um casamento no Brasil a cada dia de 2024. As datas mais escolhidas, por cerca de 300 mil casais, são os dias: 12 de novembro, 10 de setembro e 15 de janeiro.

Além disso, aqui no Brasil, setembro, outubro e novembro são outros três meses bastante escolhidos devido a primavera no país. No entanto, a preferência segue sendo em maio, principalmente pelo fator religioso.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando nosso blog. Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais.

Conteúdos relacionados