Mascne: descubra como evitar a acne causada pelo uso da máscara facial

Do ano passado para cá, além da pandemia do coronavírus, muitos outros problemas de saúde começaram a surgir na sociedade, entre eles a mascne. Ela é caracterizada pela acne no queixo, nas bochechas e no nariz, geralmente na região em que as pessoas usam a máscara de proteção contra o vírus.

De acordo com a esteticista Caroline Lima, a mascne é um tipo de acne mecânica e que ocorre devido ao abafamento da área coberta pelo tecido. “Alguns fatores que podem colaborar são o atrito do tecido com a pele e o ar quente de quando falamos ou respiramos, causando um ambiente quente e úmido, dessa forma, as glândulas sebáceas aumentam a produção de sebo, culminando na acne. Vale lembrar que a mascne pode ocorrer em todos os tipos de pele, mas principalmente em peles oleosas ou que já tenham tendência a acne”, explica.

Além disso, outro fator que pode favorecer o surgimento da acne nessa região do rosto é o uso da maquiagem. Para a esteticista, ela forma mais uma camada de abafamento, impedindo ainda mais a pele de respirar, mas não se desespere, ainda dá para ficar maquiada e manter a saúde da pele. “O ideal é optar por produtos com a cobertura mais leve, livre de óleo e não comedogênicos, ou então protetor solar oil free com cor pode ser uma excelente opção. Aplicar a make com esponjas e pincéis limpos ajuda também”, indica.

Como evitar esse problema?

A esteticista aconselha que os cuidados diários com a pele sejam reforçados assim que a pele comece a ficar muito prejudicada. Entre os produtos listados pela profissional estão o sabonete facial, a água micelar, o tônico adstringente, o protetor solar oil free, além do uso de esfoliante e máscara de argila verde ou branca, ambos uma vez na semana.

“Troque a máscara com frequência durante o dia para estar sempre limpa, máscaras de tecido, ou seja, as de uso não profissional, devem ser trocadas a cada três horas. Higienize o rosto com sabonete próprio para seu tipo de pele. Sempre aguarde o hidratante ou o protetor solar secar completamente antes de colocar a máscara, 15 minutos para máscaras comuns e 30 para a N95, que é usada por profissionais da saúde”, explica.

Carol ainda reforça que repetir a rotina de skincare pelo menos duas vezes ao dia é o ideal para controlar a oleosidade, evitando acne e cravos. “É muito importante deixar a pele respirar durante o uso da máscara. De 4 em 4 horas, é indicado retirar a máscara por no mínimo 15 minutos, fazer isso em um ambiente aberto e mantendo a distância mínima de segurança das pessoas. Esse intervalo também pode ser usado para higienizar a pele com sabonete específico para a pele, aplicar tônico e reaplicar o protetor solar”, finaliza a profissional.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »