Loiro perfeito: cuidados antes, durante e depois do processo de descoloração

Decidir mudar o visual e apostar em fios loiros pode ser um grande desafio. Você terá que investir nos produtos certos, escolher um profissional de confiança e procurar as melhores maneiras de cuidar do seu cabelo em casa. Pensando nisso, entrevistamos Kety Araujo, hairstylist e especialista em loiro, para entendermos mais sobre esse universo. Anote todas as dicas e garanta os produtos perfeitos para os seus fios no nosso site.

Cuidados no salão

Segundo a profissional, o tratamento para manter a fibra capilar saudável começa já no salão. “Além de realizar o procedimento com uma anamnese adequada, ou seja, sempre fazendo teste de mechas e avaliação  da saúde do fio, o profissional deve ter um protocolo de tratamento que atue no córtex do fio, repondo a estrutura da fibra capilar que é perdida na descoloração”, explica.

Já em casa, as hidratações podem ser feitas à vontade, sem contraindicações. Kety conta que o que vai variar de acordo com a saúde do fio são os tratamentos de reconstrução e nutrição, que podem ser feitos de forma intercalada depois da avaliação do cabeleireiro. “Eu  indico que a cliente loira visite o profissional pelo menos uma vez ao mês, para investir em um tratamento mais específico e potente.”

Cuidados em casa

Se você é do tipo que tem a raiz oleosa e a parte loira do cabelo ressecada, os cuidados precisam ser redobrados em casa. A profissional indica um pré-shampoo do comprimento às pontas, que serve para proteção da fibra capilar e, em seguida, a lavagem com um shampoo que tenha a proposta de equilibrar essa oleosidade.

“Hoje no mercado existem pré-shampoo de hidratação específicos para esses casos, e você pode improvisar com uma máscara de hidratação, ou óleos capilares antes da lavagem dos cabelos”, explica.

As clientes que também adoram praticar esportes, seja ao ar livre ou então na piscina, precisam usar produtos que protejam os fios do comprimento às pontas. “Faça um coque sempre no alto da cabeça, porque o suor é prejudicial para o cabelo. Aposte em óleos reparadores, leave-ins e, no caso de quem usa piscina, em produtos que protejam contra o cloro.”

Outro produto que não pode faltar na prateleira da loira é o shampoo matizador. Sua função é fazer a manutenção da cor, neutralizando tons indesejados causados muitas vezes pela oxidação do sol.

 “O ideal é sempre pedir a indicação do seu profissional para não errar no tom ideal. Cuidado com alguns matizadores que parecem inofensivos, mas podem ressecar os fios alterando muito o tom dos cabelos e até mesmo deixando resíduos nos fios que não são compatíveis com uma futura descoloração”, explica a profissional.

Prevenir para não remediar

“Para evitar a quebra e as pontas duplas e ter um loiro saudável, o tratamento no cabelo deve ser feito antes do processo de descoloração, durante – com um profissional que se importe com a saúde do seu cabelo – e depois com visitas ao salão e manutenção. Não deixe seu cabelo chegar ao ponto de quebra e  pontas duplas, cortar as pontinhas a cada 3 meses é uma boa opção para mantê-lo com aspecto saudável”, finaliza.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »