Limpe e guarde bem seus elétricos

Secador, chapa e modelador. Que você tem, no mínimo, um desses equipamentos, a gente já sabe. Mas a pergunta que fica é: você tem o costume de limpar e armazenar corretamente essas ferramentas? (E se você ainda não tem um desses produtos e está precisando, clique aqui e veja nossas promoções!)

Muita gente não sabe, mas só o fato de enrolar o fio de maneira incorreta acaba reduzindo o tempo útil do produto. “Geralmente as pessoas não sabem enrolar o cabo direito e acaba forçando muito na junção do cabo com o secador, com a chapa, e é aí que acontece o mau contato e, em pouco tempo, é preciso fazer a troca do cabo”, afirma Douglas Moura, gerente educacional da Taiff, que confirma que, a partir de poucos cuidados, você aumentará a durabilidade dos produtos que têm no salão ou em casa.

Além do cabo, Douglas comenta que outro erro comum é não esperar os elétricos esfriarem antes de serem armazenados. “Se o produto for guardado quente, é possível que fique apoiado no cabo fazendo com que ele derreta, danificando não só o elétrico, como também o local onde for guardado. Esperar esfriar é fundamental, além de enrolar o cabo da maneira correta para garantir a vida útil do produto como um todo”, explica.

E como enrolar o cabo corretamente?


Se essa foi a pergunta que te veio à cabeça, não se preocupe. A imagem abaixo é ilustrativa e vai te ajudar a não errar mais. “A maioria das pessoas que têm problema com cabo, com fio, é aquelas que enrolam muitas vezes o cabo no próprio produto e essa não é a maneira mais indicada. O ideal é enrolar o cabo do produto mais próximo de como ele vem de fábrica, você faz um loop para cima, outro para baixo e dá uma leve enrolada para segurar o fio”, orienta Douglas.

Ele ainda completa com uma observação muito importante: “Não aconselho de jeito nenhum enrolar o cabo no próprio produto”. Conta a verdade: você já fez isso uma centena de vezes, a gente sabe. Mas depois dessas e das próximas dicas, você não errará mais.

Preciso limpar meu secador, chapa ou modelador?


Esperou os equipamentos esfriarem direitinho, enrolou o cabo da forma correta, agora é a vez de aprender a limpar seus elétricos, já que essa ação também ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos. Se você não sabia, está na hora de dar uma atenção especial a esse cuidado.

“As progressivas, por exemplo, soltam um vapor, uma fumaça muito densa, que o secador acaba puxando e é importante fazer uma limpeza periódica, a cada seis meses, para garantir que o produto fique ok, que nenhuma sujeira atrapalhe seu funcionamento”, diz o gerente educacional da Taiff em relação a profissionais de beleza.

Mas a orientação também vale para você, que não vive sem seu secador, chapa ou modelador. Douglas reforça que a higienização precisa ser feita, sim, mesmo em casa. “No caso do secador, aquela grade traseira onde entra o ar precisa estar limpa. Os produtos são feitos para que aquela parte esteja desobstruída e consiga puxar o ar e criar vazão, ter vento. Se ela está obstruída, acaba tendo menos vento e, com menos vento, o secador acaba aquecendo mais. Então ele funciona de uma forma diferente da qual foi projetado. E se o secador aquecer muito, vai ter algum problema”, afirma.

Além da limpeza em casa (veja aqui como fazer!), Douglas sugere ainda que, de tempos em tempos, você leve seu secador a uma assistência técnica para que uma limpeza mais profunda seja feita por um especialista. “Pode entrar cabelo ou qualquer outra sujeira no secador, que vai atrapalhar seu funcionamento. Quando o cabelo entra, ele vai enrolando no motor”, comenta.

Já no caso da chapa, Douglas ressalta que é preciso limpar o perfil, principalmente se o equipamento for de uso profissional, sempre com um pano seco. “O resíduo de produto que fica na chapa pode atrapalhar no atendimento de outro cliente ou deixar de deslizar porque tem uma crosta de produto que não foi limpo”.

Como você viu, a limpeza do filtro de ar, do perfil da chapa e do tubo do modelador são essenciais para que os produtos se mantenham funcionando corretamente e por mais tempo e da palavra de um especialista ninguém pode duvidar, correto?

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »