Inspire-se: conheça as profissionais de beleza que encontraram na profissão seu verdadeiro valor

Aos 17 anos Rosana Dourado já sentia que seria profissional de beleza. No ensino médio ela era a escolhida pelas amigas para tirar o excesso dos pelos da sobrancelha durante os intervalos das aulas. “Enquanto todo mundo estava preocupado com vestibular e ENEM, eu queria mesmo é fazer um curso na área da beleza. Pedi para os meus pais e eles ficaram receosos na época, mas aceitaram pagar o curso de manicure no SENAC, e foi lá que me formei. Minhas primeiras clientes foram minhas professoras”, conta a profissional, de 37 anos.

A mãe de Rosana é podóloga, por isso, o mundo da beleza sempre esteve muito próximo dela. “Eu cresci vendo minha mãe fazer as unhas da minha avó todo sábado, já era muito comum para mim”, comenta. Foi sua mãe também que a ajudou a encontrar seu primeiro emprego como manicure num salão de beleza no Belém, bairro da Zona Leste de São Paulo.

Com o dinheiro recebido a partir dos atendimentos como manicure, Rosana resolveu se especializar cada vez mais. “Todos os outros cursos que fiz ao longo da vida foram com meu dinheiro. Fiz curso de estética, design de sobrancelhas, maquiagem, penteados e por aí vai. Dentro desse universo todo de beleza eu descobri ser apaixonada mesmo pela área de manicure e pedicure”, conta.

Quando falamos de encontrar o verdadeiro valor dentro da profissão, a manicure não tem dúvidas de que trabalhar com beleza é o que faz tudo valer a pena. “Agora na pandemia eu acabei ganhando novas clientes porque os salões ficaram fechados, mas eu atendo em domicílio. Eu recebi muitas declarações de todas as minhas clientes dizendo que sou muito especial e que trouxe a dignidade delas de volta. Pra mim, é muito importante fazer com que elas se sintam bem com elas mesmas”.

Essa relação de confiança entre profissional e cliente é imprescindível para um trabalho bem-feito. “Eu tenho clientes que se tornaram minhas amigas e foram até minhas madrinhas de casamento. Eu criei muitos vínculos com todas elas. Eu participo de muitas coisas, de momentos felizes e tristes. Nós desabafamos muito uma com a outra e isso é muito importante”, relembra Rosana. 

Para a profissional, estar em contato com tantas mulheres especiais faz dela um ser humano melhor. “As mulheres que me inspiram hoje são as que estão à minha volta. Minhas clientes me inspiram muito, mas além delas eu tenho uma família composta de mulheres extremamente guerreiras e batalhadoras, tenho muito orgulho”, ressalta.

“Ser mulher, para mim, é ser muitas coisas ao mesmo tempo. É ser profissional, dona de casa, esposa, amiga, organizar agenda, trabalho. É satisfatório demais, mas também dá muito trabalho”, finaliza.

“Hoje eu não me vejo trabalhando em outra coisa porque sei que me encontrei”.

Para a esteticista Camila Vieira Barbosa, de 32 anos, ser mulher é ter liberdade de escolha, é sobre ter seu próprio espaço, com direito a voz e sem sofrer nenhum tipo de ameaça ou alguma diminuição por ser mulher. Acima de tudo, é ter força e coragem.

A profissional precisou muito de todos esses atributos nos últimos anos. Camila era coordenadora de e-commerce e sofria muito preconceito em sua empresa por ser mulher, recebendo um salário muito menor que os outros homens da mesma área, além de ter desenvolvido um quadro de ansiedade, que resultava em diversas crises.

 Em dezembro de 2019, cansada de toda a situação que vivia, ela resolveu pedir demissão e se aventurar em outras áreas. “Sempre trabalhei com o público e me dava muito bem, então daí partiu a vontade de conhecer mais a área da beleza. Graças ao incentivo do meu marido, que é empreendedor, eu encarei com cara e coragem”, conta a profissional, que hoje tem seu próprio espaço de beleza na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo. 

Em janeiro de 2020 ela finalmente estava livre e iniciou um curso de depiladora. A partir daí não parou mais de estudar e se especializar dentro da área da beleza.  Hoje, em seu estúdio, Camila oferece serviços de esfoliação corporal, design de sobrancelhas, micropigmentação, limpeza de pele e até lash lifting, técnica que curva e hidrata os cílios naturais. 

“Hoje eu não me vejo trabalhando em outra coisa porque sei que me encontrei. Para mim, não é nenhum esforço acordar e trabalhar. O que eu sinto é gratidão a Deus pela oportunidade que me surgiu”, comenta Camila.

A essência do profissional de beleza está em devolver o brilho nos olhos e a autoestima para suas clientes de uma forma arrebatadora. De acordo com Camila, essa é a maior recompensa que ela poderia ter dentro do seu ofício. “É uma honra inexplicável saber que você está ali presente porque executa um trabalho com muita eficiência, carinho e amor. Ver o rosto de cada cliente com um sorriso no rosto é muito gratificante para mim. Todos os feedbacks que eu recebo e a forma carinhosa como sou tratada me fazem enxergar meu verdadeiro valor”, finaliza.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »