Hidratação, Nutrição e Reconstrução são 3 tipos de tratamento para o cabelo, e que devem ser realizadas em diferentes situações, você sabe quando?
Quando você começa uma rotina de cuidados com o cabelo, são comuns dúvidas sobre os tipos de tratamento. Por conta disso, para você manter seus fios saudáveis e brilhosos, hoje vamos trazer as principais entre hidratação, nutrição e reconstrução.
O cronograma capilar varia de acordo com as suas necessidades, para cada tipo de cabelo os processos que ele pode ser submetido no dia a dia.
Como definir o seu cronograma capilar?
Primeiramente, você deve analisar o estado de seu cabelo para ver qual tratamento é mais necessário no momento. A melhor forma de fazer isso é através do teste de porosidade.
Para isso, você vai precisar de um copo com água e alguns fios de cabelo. Coloque o cabelo no poro e veja como ele vai se comportar.
O que acontece quando o cabelo afunda?
Quando o cabelo afunda na água, é sinal de alta porosidade, ou seja, as madeixas estão com as cutículas permanentemente abertas e, por isso, não conseguem reter nenhum tratamento.
Normalmente, o cabelo chega a este estado após processos químicos ou de ferramentas que ofereça muito calor ao cabelo. Na aparência, esse cabelo costuma estar visivelmente danificado e fraco, neste caso ele precisa ser reconstruído.
Quando o cabelo fica no meio do copo
Quando o cabelo fica no centro do recipiente quer dizer que a porosidade está normal. Ou seja, as cutículas não estão nem muito abertas, nem muito fechadas. Apesar de ser considerado saudável, o cabelo pode estar com danos internos. Assim, pode deixar os fios quebradiços e sem brilho. Dito isso, a nutrição é o que ele mais precisa.
Quando o cabelo boia na água
Neste caso, indica que a porosidade está muito baixa, isso é sinal de que as suas cutículas estão completamente fechadas e não deixam nenhum tipo de tratamento penetrar na fibra capilar.
Dito isso, quando está neste estágio, a aparência do cabelo torna-se ressecada, com frizz e em alguns casos com pontas duplas. Dentro de um cronograma capilar isso indica que o seu cabelo precisa ser hidratado.
Hidratação, Nutrição e Reconstrução: Quais as diferenças?
Hidratação
A hidratação capilar é um tratamento que serve para repor a umidade natural dos fios, deixando-os mais macios, brilhantes e saudáveis. Há diversas formas de hidratar o cabelo, no entanto, a mais comum é com o uso de máscaras hidratantes.
A aplicação dela deve ser feita após o uso do shampoo e antes do condicionador, nos cabelos úmidos e limpos.
Além disso, é importante retirar o excesso de água antes de aplicar a máscara, para que ela possa penetrar melhor nos fios. Aplique a máscara em toda a extensão dos fios, massageando suavemente, e deixe ela agir conforme as instruções da embalagem. Após isso, enxágue bem.
A frequência da hidratação capilar pode variar de acordo com as necessidades do seu cabelo. Fios ressecados ou danificados necessitam de uma hidratação semanal, enquanto cabelos saudáveis podem ser hidratados uma vez a cada duas semanas. Além disso, você deve prestar a atenção em quais sinais o seu cabelo apresenta, talvez seja necessário reajustar o seu cronograma.
Veja algumas máscaras indicadas para hidratação.
Nutrição
A nutrição dos fios é um tratamento que repõe os nutrientes essenciais para o cabelo, como proteínas, vitaminas e lipídios, tornando os fios mais fortes e com menos frizz. Existem várias formas de fazer este processo, no entanto, o mais comum é usando máscaras nutritivas.
Assim como a máscara de hidratação, ela deve ser aplicada após o uso do shampoo e antes do condicionador. A aplicação deve ser feita em toda a extensão dos fios, massageando suavemente. Siga as instruções da embalagem do produto e em seguida enxágue bem.
A frequência da nutrição varia de cabelo para cabelo de acordo com as necessidades. Os cabelos mais ressecados, quebradiços e com frizz podem precisar de nutrição com maior frequência, enquanto os mais saudáveis podem ser feito quinzenalmente.
Além disso, ter uma dieta balanceada, e cuidar do cabelo contra o sol excessivo e poluição ajuda a manter a saúde do cabelo.
Veja algumas máscaras indicadas para nutrição capilar
Reconstrução
Por fim, a reconstrução capilar é um tratamento que repõe a massa capilar, proteínas e aminoácidos aos fios, deixando-os mais fortes e saudáveis.
A forma mais comum de reconstruir os fios é utilizando uma máscara.
Essa deve ser aplicada da mesma forma que as duas anteriores. Ele também deve ser aplicado em cabelos úmidos e limpos.
A frequência da reconstrução varia de cabelo para cabelo, no entanto, não é necessário que ela seja feita sempre, apenas quando se sente a necessidade.
Veja abaixo algumas máscaras de reconstrução
Como organizar o cronograma de hidratação, nutrição e reconstrução de acordo com as necessidades de seu cabelo?
Após saber sobre qual estágio o seu cabelo se encontra através do teste de porosidade, é necessário que você estabeleça uma ordem de tratamento, para que equilibre a porosidade e a saúde de suas madeixas.
Quem precisa de reconstrução devido a alta porosidade
Pode repetir o processo ao menos uma vez por semana até que os seus fios se recuperem. No entanto, você deve intercalar com hidratação e nutrição. Após fazer isso por 4 semana, refala novamente o teste de porosidade, caso o cabelo tenha atingido a porosidade média, mude seu cronograma.
Caso o seu cabelo tenha média porosidade e necessite de nutrição
É indicado que você comece as quatro semanas com a nutrição. No entanto, na primeira e na terceira semana você deve fazer uma hidratação e uma nutrição. Nas duas semanas restantes, encaixe uma reconstrução capilar e outra nutrição. Dessa forma, as reconstruções terão uma periocidade de duas em duas semanas.
Para quem tem porosidade baixa e tem como foco maior hidratação
Quem necessita apenas de hidratação tem a rotina ainda mais simples. Na primeira e na terceira semana, faça duas hidratações e uma nutrição. Durante a segunda semana pode fazer os dois processos (hidratação, nutrição, hidratação). Na quarta semana realize uma hidratação seguida de uma reconstrução.
Essa reconstrução deve ser a última etapa do mês para que não feche ainda mais as cutículas.
Como fazer hidratação, nutrição e reconstrução tendo uma vida super corrida?
Com uma vida frenética com trabalho, faculdade, academia e outros afazeres, como encaixar logo três tratamentos capilares na mesma semana e ainda ir dormir com o cabelo seco?
Se você se adaptar de algumas maneiras, você consegue cuidar das madeixas sem levar muito tempo.
O correto é que você escolha a máscara de tratamento adequada para cada etapa. Para a de reconstrução, priorize uma que contenha queratina.
No caso da nutrição, priorize algum que tenha óleo como base.
Por último, no caso da hidratação, pense em alguma que não tenha derivados relacionados as opções anteriores.
Se você tiver um tempo, realize o ciclo completo de tratamento, pausando entre 20 a 30 minutos de ação. Caso seja uma pessoa sem tempo, deixe a máscara agir de 3 a 5 minutos no banho, o que já ajuda bastante.
No caso da nutrição, você ainda pode trocar as máscaras por óleos naturais através de umectação.
Para isso, basta aplicar no comprimento do cabelo e deixar agindo, depois de um tempo, lave normalmente depois.
Além disso, para mais eficácia, você pode fazer uma mistura de óleo e máscara de hidratação e reconstrução para potencializar o efeito do tratamento de acordo com as necessidades dos seus fios.