Gerenciamento de crise: tudo o que você precisa saber para manter seu salão em alta em meio à pandemia de coronavírus

Há pouco mais de um ano o mundo inteiro se deparou com uma crise de saúde pública nunca antes esperada. O surgimento do novo coronavírus trouxe inúmeras questões para toda a sociedade, principalmente para os comerciantes e donos do seu próprio negócio. Sem medidas de contenção realmente eficazes, o Brasil se encontra num estado ainda mais deplorável do que em 2020.

A situação é desesperadora para todos, inclusive para os profissionais de beleza que precisam fechar seus estabelecimentos durante as fases mais restritivas. Sem trabalhar, essas pessoas ficam também sem renda, mas as contas não esperam para chegar. Mas nem tudo está perdido.

Para Rosângela Barchetta, diretora do Studio W, renomado salão de beleza paulista, com cinco unidades pela capital e interior do estado, é preciso manter a calma nesse momento de incertezas. “Hoje, a maioria dos profissionais de beleza foi impactada pela pandemia. Para refazer sua vida profissional, financeira e pessoal, é preciso se desprender do passado, usando-o apenas como aprendizado para lidar com as novas necessidades, tecnologias e motivações que vão impulsionar o comportamento de consumo dos clientes”, afirma.

É preciso reconquistar seus clientes

          Apesar das altas taxas de aglomeração em todos os estados, algumas pessoas ainda têm receio de sair de casa para realizar serviços que não consideram essenciais. Assim, os agendamentos dentro dos espaços de beleza podem diminuir, por isso, focar num bom treinamento de equipe pode ser a saída para mostrar que a realização do seu serviço é segura para o cliente.

“Todos os negócios, independentemente do tamanho, foram prejudicados com a pandemia. Muitos clientes ainda não retornaram com a mesma frequência, entretanto, o Studio W optou pelo cumprimento firme dos protocolos de segurança e, em um momento em que saúde é prioridade, isso gerou uma grande confiança nos clientes mais amedrontados. Recuperamos muitos clientes antigos e, ao mesmo tempo, atraímos novos clientes. Hoje, atendemos uma nova clientela para grandes serviços, devido à segurança que nossas unidades oferecem”, explica a gestora de salão.

A importância da biossegurança e das redes sociais

          Conquistar essa confiança é uma tarefa que exige responsabilidade e empatia, por isso, seguir à risca os protocolos de biossegurança, cumprir com o uso de EPIs e realizar serviços com agendamento prévio, a fim de evitar aglomerações, podem ajudar.          Mostrar para sua clientela que você se preocupa com essas questões traz um diferencial. Nesse momento as redes sociais podem ser suas aliadas.

Todo mundo sabe que o novo boca a boca é realizado por meio das indicações de perfis de espaços de beleza e profissionais via redes sociais. Por isso, se manter ativo, postando stories sobre o ritmo de trabalho do salão e as medidas de segurança, pode atrair um público maior e mais seguro.

Para Rosângela, as redes sociais podem ser aliadas, mas a realização de um trabalho impecável para as clientes garante grande parte do retorno. “No Studio W, temos profissionais que se destacam e trabalham muito bem suas redes sociais, mas já percebemos que clientes que chegam pelas redes costumam ser mais voláteis em relação aos que chegam pela reputação da marca Studio W e pela competência do nosso time”, ressalta.

Alerta vermelho

          A pandemia afetou todos os profissionais de beleza, mas em especial aqueles que precisam pagar aluguel e até os funcionários no fim do mês.

“Já faz um ano que estamos lidando com essa situação e é preciso estabelecer novas metas e estar disponível para o cliente no salão como acontecia no começo de carreira. A situação do cliente não é a mesma do período anterior a março de 2020, por questões emocionais, financeiras e até de estresse. Portanto, é preciso entender o cliente, saber o que ele sente, o que ele espera, e respeitar esse momento para que ele se sinta acolhido e com a intenção de retornar à sua bancada. Não existe fórmula mágica. É puro trabalho, de escutar e entender o cliente”, assegura a diretora do Studio W.

De acordo com Rosângela, pode parecer impossível pensar em guardar dinheiro na atual situação, levando em consideração que muitos profissionais tiveram sua renda reduzida bruscamente. Entretanto, um bom planejamento precisa ser feito para colocar as contas em ordem e estabelecer o percentual que será investido futuramente.

“Ter um bom assessor financeiro para orientar e otimizar os rendimentos é importante. Hoje, existem corretoras de investimento  especializadas em diferentes tamanhos de patrimônio e de renda”, aconselha.

Novas perspectivas

Com a instauração da fase mais restritiva do plano de contenção do coronavírus, alguns profissionais estão estudando a possibilidade de atender em domicílio para manter o contato com as clientes e também a renda mensal.

É claro que esse atendimento precisa ser extremamente cuidadoso e reforçado, uma vez que o profissional entra, de fato, no lar de seus clientes. Segundo Rosângela, todo cuidado é pouco nessas circunstâncias. “Nada é mais importante que a vida, nesse momento, mas concordo que as pessoas precisam trabalhar e que isso é questão de sobrevivência. É possível, sim, trabalhar com protocolos que ofereçam segurança para quem presta serviços e para quem os recebe, mas é preciso ser extremamente rigoroso”, explica.

“Quando tudo isso passar, com certeza os clientes não abrirão mão do conforto dos salões e de sua privacidade e a relação por meio de uma parceria transparente e honesta estará ainda mais fortalecida. A única certeza é que tudo isso vai passar, e por enquanto resta a todos nós trabalhar, inovar e refletir sobre os aprendizados que essa pandemia nos trará”, finaliza a profissional.

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