Finalmente fiz a transição capilar. Quais cuidados devo ter com meu cabelo agora?

Durante o isolamento social, muitas mulheres tomaram coragem para finalmente realizar a transição capilar. Com tanto tempo em casa, a vontade de alisar ou secar os fios foi diminuindo na mesma medida em que um procedimento químico não se mostrou tão necessário assim. 

Depois de aposentar a chapinha e o secador, chegou o grande momento da transição que, para muitas pessoas, é quase sinônimo do Big Chop. O corte que traz de volta a identidade e personalidade dos fios é a aposta certa para quem deseja deixar o liso de lado. Mas, depois de se ver com os fios naturais, muita gente se pergunta “como eu devo cuidar dos meus cabelos após esse procedimento?”

Uma nova relação com os fios

Para Hendrica Santos, hairstylist e especialista em cachos, a primeira mudança acontece com os produtos capilares. “Os cachos geralmente são mais secos do que os cabelos lisos e o óleo da raiz demora mais para chegar no comprimento devido a ondulação do fio. Invista em produtos hidratantes”, sugere.

Já Juninho Loes, hairstylist e expert em cabelos afro, afirma que o momento pós-Big Chop é crucial para que a cliente tenha uma nova relação com o fio. “Criar relacionamento com o cabelo quando você lava e sente essa nova textura é essencial nesse momento. Assim você cria bagagem para cuidar dos seus fios da melhor forma”, afirma.

Por onde começar?

Muitas cacheadas encontram dificuldade na hora de escolher os produtos certos para o cabelo justamente por não saberem identificar direito o tipo do fio que tem.

“O Brasil é um país muito miscigenado, então é muito comum que você encontre várias curvaturas no seu fio. É necessário que você busque por produtos que atenda as necessidades dessas curvaturas. No caso de cabelos com o tipo 3, que possuem uma influência mais negróide, é importante optar por produtos com pH mais baixo”, explica Juninho.

Depois de decidir pela transição, evitar o uso da chapinha é imprescindível, uma vez que ela impede que o fio seja definido, orienta a hairstylist Hendrica Santos. Além disso, fuja dos produtos que tenham sulfato, pois ele acaba removendo a oleosidade natural do fio, o que prejudica os cabelos cacheados e crespos. 

Produtos preferidos

“O produto indispensável no nécessaire da cliente pós-Big Chop é, sem dúvidas, o ativador de cachos. Busque um produto para a curvatura do seu fio, assim a finalização ficará perfeita”, indica Juninho. 

Além da troca do leave-in pelo ativador de cachos para a finalização, outros produtos indispensáveis são as máscaras capilares e, de acordo com Hendrica, “o cronograma capilar não pode faltar na vida das cacheadas”.

Tenha calma!

É comum que as pessoas submetidas ao Big Chop fiquem apreensivas, com medo de que o cabelo não cresça rápido ou que o fio não tenha uma definição bonita. É importante ter calma, pois a transição capilar é um processo de desconstrução e autoaceitação que demanda tempo e paciência. 

“Eu acredito que o Big Chop é uma ferramenta que te auxilia porque traduz o novo cabelo, o novo relacionamento e a busca por autoconhecimento. A transição tem a ver com o resgate dos seus valores essenciais”, finaliza Juninho Loes.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »