Faça em casa: confira dicas para o spa dos pés perfeito para você relaxar

Nossos queridos pezinhos… eles nos aguentam durante todo o dia, nos levando para conhecer lugares incríveis, curtir as férias, caminhar pela casa e ir ao trabalho. Mas será que, além de sermos gratos por essa parte do nosso corpo, nós também damos a atenção e o cuidado que ela tanto merece? Hoje conversamos com a podóloga Fran Gouveia sobre a importância de cuidar deles, além de dicas e produtos que não podem faltar para essa terapia corporal.

Escalda-pés

Você chegou exausta daquele dia caótico no trabalho e, para piorar, foi com o sapato mais desconfortável que tinha no seu closet. Tudo o que você precisa agora é cuidar dos seus pés da forma mais dedicada possível, por isso o escalda-pés é uma ótima pedida. “O escalda pés é uma terapia superindicada para promover relaxamento, bem-estar e estimular a circulação reduzindo inchaço e cansaço nas pernas e pés, além de, claro, aliviar o estresse”, comenta a profissional.

Na hora de fazê-lo, é importante ter em mãos boas ferramentas. “Existem inúmeros produtos no mercado que podem compor o spa dos pés, porém temos também a alternativa de fazê-lo de forma simples e de baixo custo. O importante é promover algo que te faça sintir confortável e bem tratada. Os principais itens são: esfoliante para pés, óleos vegetais e um hidratante para finalização e massagem”, indica Fran.

Vale lembrar que na hora de fazer o escalda-pés a água tem que estar preferencialmente morna, assim você não agride a pele. Outro ponto importante é usar uma bacia grande o suficiente para que seus pés caibam de forma confortável.

Para lidar com pés ressecados

Engana-se quem pensa que pés ressecados têm a ver única e exclusivamente com a falta de hidratação. De acordo com a podóloga existem outros fatores que podem ser levados em conta, como disfunções hormonais, ausência de vitaminas, diabetes e até exposição à poeira. “É comum  também em pessoas que tenham contato frequente com produtos de limpeza, isso causa ressecamento de forma agressiva”, explica.

Além dos fatores citados acima, outra comum causa de ressecamento nos pés é o tempo mais frio. Fran explica que isso ocorre devido às temperaturas amenas, que nos obrigam a tomar banhos mais quentes, além do hábito de hidratação diminuir. Para a podóloga, o ressecamento pode ser resolvido facilmente com um tratamento intenso de um profissional de podologia que avaliará melhor as causas e os possíveis tratamentos. Além de intensificar o uso de hidratantes para os pés nessa época do ano. 

Cuidados diários

Sabemos que com a pandemia muitas pessoas precisaram ficar em casa, trabalhando de forma remota. Entretanto, nem todos tiveram esse privilégio e continuaram frequentando os espaços de trabalho diariamente. Além disso, alguns cargos exigem vestimentas e calçados específicos para exercer a profissão. 

Nesse protocolo de vestimenta geralmente os saltos altos são pré-requisitos, e sabemos que condicionar nossos pés horas a fio em sapatos desconfortáveis e que impedem a circulação da região pode prejudicar nossa saúde. Por isso, a podóloga indica que nesses casos a dupla beleza e conforto sigam firmes. “Hoje existem calçados com saltos mais largos e anatômicos que ajudam na diminuição da dor e do desconforto. Invista neles! Além de abusar do escalda-pés, sempre com água morna para evitar o ressecamento dos pés, e com óleos essenciais que possuam terapia calmante e combatam a dor”, finaliza. 

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »