Está preparada para ficar loira? Saiba quais os cuidados pré e pós procedimento químico!

Você é do tipo de pessoa que sempre elogia o loiro que seu cabeleireiro faz nas clientes, mas nunca tem coragem de se render aos fios mais claros? Pensar no trabalho, nos gastos e no cuidado com o cabelo loiro não precisa ser um impeditivo para que você mude radicalmente. O hairstylist e especialista em mechas Matheus Flauzino conversou com a gente para tirar todas as dúvidas para quem decidir clarear os fios. 

Antes de qualquer coisa é importante lembrar que o teste de mechas é decisivo para avaliar a saúde do fio. “É nele que vamos ver se o cabelo necessita de um tratamento prévio ou não. É claro que os cuidados diários da cliente em casa determinaram isso também. No caso dos cabelos virgens, que podem estar danificados em toda a sua estrutura, apenas com o teste é possível diagnosticar”, comenta o profissional, que acredita que avaliar o aspecto e textura do fio são essenciais. 

No caso de cabelos crespos e cacheados que tem uma tendência a serem mais ressecados, é importante reforçar os cuidados. “As mulheres com cabelos desse tipo geralmente são muito cuidadosas com os cachos. Muitas já usam cremes de pentear e óleos capilares, isso já traz um cabelo bem preparado para descoloração”, conta Matheus.  

Cuidados em casa

“Após as mechas, cada cliente recebe um protocolo exclusivo para os cuidados em casa. Tem cliente que os danos são mínimos, aí carecem de menos cuidados, já outras, geralmente de correção de cor em que o cabelo é submetido a vários procedimentos químicos, que necessitam de mais cuidados, aí requer mais uso de produtos”, explica o hairstylist.

Levando em consideração o calor das últimas semanas, é importante lembrar que no verão as necessidades do cabelo mudam. “Devido a altas temperaturas, aumento da produção de suor e oleosidade do corpo, as lavagens precisam ser eficazes, assim como a reposição de lipídios. Precisamos sempre hidratar do meio as pontas do fio com bons leave-ins, próprio para o seu tipo de cabelo. Se eu pudesse indicar apenas um produtinho para essa época do ano seria o leave-in”, comenta. 

“Água muito quente não deveria nem ser usada para lavar os cabelos em nenhuma época do ano. Mantenha a temperatura fria, no máximo morna, e use muito protetor térmico. Imagine seu cabelo submetido à uma prancha térmica em 230ºC e tomando mais um solzão de 40º no fim de semana, é uma receita complicada”, ressalta.

Montar um cronograma capilar para intercalar os cuidados de nutrição, restauração e hidratação podem ajudar a manter o cabelo mais forte antes e depois do procedimento. Converse com o seu profissional, ele poderá ajudar a identificar os nutrientes que estão faltando no seu fio.

Prepare o bolso!

O pavor das pessoas é o gasto mensal com os fios loiros, tanto para iniciar as mechas, como tratá-las no salão e comprar produtos para continuar o cuidado em casa. Para Matheus, embora a frase tenha, sim, um fundo de verdade, é possível manter os fios saudáveis tendo um gasto aceitável. “As grandes empresas detêm as melhores matérias-primas e tecnologia em seus produtos. O cabelo loiro é seletivo, ou seja, não é todo shampoo, máscara ou leave in que dá certo, por isso a cliente acaba sempre migrando para um produto ‘’melhor’’. Eu acredito que é possível mesclar linhas mais populares e as mais premium também. Seu profissional pode te ajudar na criação de um protocolo exclusivo de tratamento que caiba no seu bolso e não estrague seu cabelo”, tranquiliza.

E aí, convencida? Aproveite as ofertas da campanha “Tratou, Amou” da Ikesaki para garantir os itens que trarão saúde e muitos benefícios para o seu cabelo.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »