Escolha bem seu calçado, mas tenha cuidado com seus pés

A primavera está chegando e com ela vem a possibilidade de abandonar as botas e calçados fechados para investir em sapatos abertos, com ou sem salto, como sandálias e rasteirinhas.

Mas, se bater aquele ventinho de final de tarde, comum nesta época, que se prepara para receber dias de mais calor, a meia calça com dedinhos pode ser uma ótima opção. Mesmo que muitos fashionistas já apostem no uso de meia + sandália, se essa não for sua praia, um peep toe pode resolver a questão!

E por falar em meias, quando for utilizá-las com outros tipos de calçado, como tênis, por exemplo, invista em meias de algodão, que são ótimas para absorver o suor.

Pés merecem atenção especial
Mas é claro que não adianta pensar somente nos calçados e não ter cuidado com os pés. Podemos não pensar muito sobre a saúde deles, mas os pés são responsáveis por sustentar nosso corpo e ter cuidado com eles é um ato de gentileza consigo mesmo.

“Pés não são para sentir dor e, sim, para te levar até as suas conquistas” afirma a podóloga Adriana Nunes. E apostar em acessórios, como protetores de calcanhar, pode ajudar a manter os pés mais confortáveis e livres de problemas.

Adriana, que é especialista em Pés Diabéticos, podologia esportiva e geriátrica, fez uma lista de recomendações que poderão ajudar você a ter pés mais saudáveis e prontos para usar qualquer calçado.

  1. Após o banho, seque bem os pés, em especial, entre os dedos para evitar a umidade e a presença de fungos. 
  2. Fazer uso de hidratante específico para pés é essencial, mas não aplique entre os dedos.
  3. Evite cortar os cantos das unhas, em especial, do dedão do pé e não cutuque as unhas na tentativa de desencravar.
  4. É importante ter cuidado ao usar lixa na região plantar ou do calcanhar, pois pode danificar e causar ressecamento e fissuras. Dê preferência a aplicação de um esfoliante, fazendo sempre com movimentos circulares.

Para as mulheres que amam salto
Se você gosta ou o seu trabalho exige um look mais formal com o uso de sapatos de salto, é importante se atentar a alguns fatores. “Fazer um rodízio entre saltos altos, médios e plataforma vai diminuir as dores nas pernas e os traumas mais comuns nas unhas. Protetores para a região plantar e dedos podem ser uma excelente opção”, sugere Adriana.

Spa para os pés em casa
Depois de uma festa ou de um dia exaustivo de trabalho, porque não fazer um Spa para os pés em casa? “Uma das indicações é evitar a água muito quente, em especial para quem é diabético. Hidrate os pés com cremes específicos, use sais e óleos essenciais e promova um conforto não só para os pés, mas para todo o corpo”, diz a podóloga.


Onde encontrar?

No nosso site você encontra todos os produtos essenciais para seu cuidado com os pés. Não esquece de acessar também o site da Passarela para encontrar os calçados que mais combinam com você!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »