Cuidar do cabelo não é uma tarefa fácil, principalmente em combater a oleosidade do mesmo, sempre deixando os fios com péssima textura e aparência, afinal só quem sofre com esse problema entende o quanto essa situação é incômoda, um grande desafio que desejam um meio de controla-lo. Mas chegou uma solução, veja dicas de como combater a oleosidade do cabelo e garantir uma ótima diferença.
Não lave todos os dias
Muitas mulheres sentem a necessidade de lavar os cabelos todos os dias quando vai tomar banho, seja por retirar as poluições internas que o cabelo recebe devido ao ambiente fora de casa ou outros, mas o principal é NÃO lavar sempre, pois isso causa um efeito rebote, que é quando o couro cabeludo fica desprotegido e, por conta do excesso de lavagem, ele produz cada vez mais oleosidade e deixando os fios piores do que antes. Lave a cada 2 dias (um dia sim e um dia não), assim terá uma ampliação de controle da oleosidade.
Evite água quente
Não é novidade pra ninguém que água muito quente resseca os fios, e sobretudo, no couro cabeludo, a temperatura estimula a produção de óleo e cria uma apresentação suja do cabelo (o que realmente acaba abalando a autoestima), por isso, evite sempre água quente para proteger o couro cabeludo.
Não deixe condicionadores e máscaras encostarem na raiz
É crucial que isso não aconteça, mesmo quando o produto for específico para cabelos oleosos, o creme não deve tocar no couro cabeludo, pois ele vai produzir mais oleosidade e possivelmente piorar a situação. Indicado passar o condicionador ou a máscara 5 centímetros da raiz pra baixo, sempre passando no comprimento dos fios até o as pontas.
Use produtos específicos sem exagerar
Não é só porque o cabelo é oleoso que ele não mereça uma bela hidratação. Invista em um kit shampoo, condicionador e máscara específicos para o seu tipo de cabelo, é permitido usar normalmente. Mas use somente no comprimento e nas pontas, nunca na raiz. E caso queira apostar em finalizadores ou leave-in, opte por produtos líquidos em vez de cremosos, para não pesar o cabelo e não o deixar com aparência de “oleoso”. Shampoo seco pode ser um ótimo aliado, afinal ele é perfeito para controlar a oleosidade e dá um resultado final excelente.
Aposte em óleos naturais e leves
Para dar brilho e frescor no dia a dia, faça tratamento de óleos capilares leves que tenham composição natural e/ou que sejam específicos para o seu tipo de cabelo, afim de combater a oleosidade e não deixar que comprometa a luminosidade esperada pelos fios.
Faça penteados práticos
Prender o cabelo sempre é uma opção para disfarçar a oleosidade, por isso se jogue nos penteados de coques e tranças, já que são bem práticos e fáceis.
Essas foram algumas ideias de como combater a oleosidade e acabar de vez com esse excesso, afinal cuidado e beleza nunca é demais. Bora vencer esse processo?