Dia do Cabeleireiro

Dia do Cabeleireiro
Dia do Cabeleireiro

O dia do cabeleireiro é comemorado em 19 de Janeiro e neste post traremos para você algumas curiosidades sobre essa data

3 de novembro era a data sugerida há muitos anos por sindicatos e federações da classe para a celebração dessa data. No entanto, o dia do cabeleireiro é comemorado em 19 de janeiro, juntamente ao dia do profissional da beleza.

Essa data surge a partir do decreto nº 12.592, artigo 5º. Onde é instituído o dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, esteticista, manicure, depilador, pedicure e maquiador. Essa data é comemorada em cada canto do país, que assim como o dia Nacional dos profissionais de beleza, surgiu em 2012.

Mas e as outras datas importantes?

O dia 3 de setembro é uma data bastante utilizada antes dessa lei. Ela era utilizada por muitas associações voltadas para essa categoria profissional, como por exemplo a Federação Nacional dos Cabeleireiros. Além disso, essa data era usada como dia da cabeleireira e do cabeleireiro.

Já o dia 3 de novembro confunde muita gente. Isso porque, essa é uma data indicada por ninguém mais, ninguém menos que o Papa Paulo VI, que denominou essa data comemorativa porque é o dia do Santo Martinho de Porres, Padroeiro dos cabeleireiros e barbeiros.

A profissão cabeleireiro demorou pra ser reconhecida e regulamentada. Por conta disso, a data era sempre uma incógnita para todos. Após a lei ser publicada no diário oficial dia 19 de janeiro, este ficou conhecido como o dia do cabeleireiro oficial.

Por que cuidar dos cabelos?

Qual a importância dos cuidados com o cabelo?

A arqueologia mostra que os cuidados com os cabelos vêm desde a pré-história, com pentes e navalhas feitos em pedras. No entanto, foi no antigo Egito, que essa profissão passou a ter destaque, utilizando técnicas de tinturas em hena, perucas, shampoos e condicionadores artesanais, com o uso de plantas e até gorduras animais.

Além disso, as franjas também surgiram no Antigo Egito, além de outros destaques. No entanto, os primeiros salões de belezas com interesses comerciais surgiram na Grécia Antiga. Entre tantas outras histórias e evoluções tecnológicas e de técnicas, hoje temos essa classe reconhecida e regulamentada. São milhões de pessoas que atuam e prestam serviço para a beleza, assim como tem outras tantas empresas que trabalham comercializando produtos para melhorar a autoestima de mulheres e homens.

A Ikesaki deseja para todos os cabeleireiros e cabeleireiras do país um feliz dia do cabeleireiro. Vocês são grandes responsáveis pela melhora de auto-estima e por fazerem tanto pela beleza no país.

Parabenizamos também os cabeleireiros parceiros do Grupo Ikesaki, que além de serem ótimos exercendo a profissão, ajudam pessoas que sonham em ser ou querem melhorar o seu portfólio e técnicas na função através dos nossos cursos.

Mensagem e convite para os profissionais

Para comemorar essa data tão especial, a Ikesaki irá realizar no dia 19 um evento super especial. Nele, profissionais convidados irão ser homenageados e comemorar, teremos desfile de moda e um grande momento para os clientes: O sorteio de um Fiat Pulse 0km. Não é apenas o cliente quem ganhará o prêmio, mas também o seu profissional de beleza. Afinal, a pessoa que entrar no sorteio deverá indicar o profissional de sua preferência, e ele, ganhará uma viagem.

Quem quiser acompanhar o sorteio, basta acessar o nosso YouTube às 18h do dia 19 de Janeiro de 2024. 

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »