Dia do Amigo e Internacional da Amizade: conheça as histórias de parceria entre profissionais de beleza e clientes

Quando falamos de profissionais de beleza não estamos nos referindo apenas às pessoas que muitas vezes entendem de procedimentos estéticos, químicos e precificação de serviços. Estamos falando de quem está preparado e apto a passar a maior parte do seu tempo com outros seres humanos. No fim das contas, a máxima de “tem que gostar de gente para trabalhar com beleza” revela que, além de muito estudo, é preciso muita empatia, amor e zelo para lidar com as clientes que, hora ou outra, se tornarão grandes amigas. 

Quantas vezes você já não se sentiu perdida, exausta e precisando urgentemente conversar com alguém? Nesses momentos caóticos, em que tudo parece estar perdido, passar um tempo no salão de beleza para renovar a autoestima e para conversar com sua profissional de beleza de confiança faz a diferença no dia. 

A princípio, para a hairstylist Keety Araújo, seria impossível desenvolver uma relação de amizade entre cliente e profissional. “Eu pensava que não dava para misturar o profissional com o pessoal, porém minha profissão me trouxe amigos que ficaram para a vida toda. Sou muito grata por isso”, comenta a profissional que acredita ser mais comum ter clientes que viram amigas do que o contrário. 

A especialista em mechas conta que essa parceria se dá também pelo tempo que passam juntas e que é inevitável que essa troca aconteça. “É muito tempo com elas aqui no salão. Eu tenho a ideia de que quando a cliente me procura é para viver um momento dela, e se eu ficar desabafando da minha vida eu acabo entregando uma carga que ela não precisa, porque muitas vezes ela vem aqui só para relaxar e desabafar. Mas, dependendo da relação que você tem com a cliente, é inevitável você não abrir o coração também”. 

“Tenho uma cliente que ficou tão minha amiga, tão confidente, conversávamos tanto no nosso momento que quando ela descobriu que estava com câncer ela não teve coragem de contar para a família, mas contou pra mim. Aquilo me chocou de certa forma, ver a confiança de contar algo tão importante, me deixar estar presente num momento tão difícil”, se emociona. 

Recentemente Keety descobriu que a recíproca era mais verdadeira do que nunca. Contaminada com o vírus da COVID-19, a hairstylist precisou se afastar temporariamente do seu espaço de beleza, mas não precisou se distanciar do carinho e acolhimento das clientes. “Eu não imaginava que elas fossem tão carinhosas comigo. Algumas clientes me mandavam mensagens três vezes ao dia para saber como eu estava, colocaram meu nome em oração, recebi muito carinho”. 

Todo esse acolhimento e amor também fazem parte da vida da manicure Rosana Dourado. Atuando profissionalmente desde os 17 anos, ela afirma que praticamente todas as suas clientes tornaram-se suas amigas em algum momento, seja superficialmente ou num grau mais intenso. 

Para a manicure, a relação com as clientes se tornou quase um casamento. “É na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Eu super participo da vida delas. Já fui madrinha de casamento de cliente que virou amiga, vou em festas de aniversário e batizados. Infelizmente até em velório eu já fui. É uma relação de cumplicidade, se torna mais do que uma ligação entre cliente e profissional”, admite. 

Rosana afirma que quando precisa desabafar elas também a ajudam. “Elas estão sempre prontas para me ajudar. O mais legal disso, para mim, é que com cada uma eu tenho uma relação diferente, acabo tendo assuntos diferentes com todas elas. Às vezes eu espero chegar na casa da cliente para poder contar e pedir conselhos”, relembra a profissional que atende em domicílio.

Entre cores, desabafos e histórias, Rosana chega à conclusão de que o sentimento de gratidão é o que se destaca em relação às suas clientes. “Todas elas são muito importantes pra mim, porque graças à preferência delas pelo meu trabalho eu posso manter minha vida, minha casa e me sustentar. Eu tenho clientes que se tornaram amigas confidentes, em que posso confiar de verdade, sei que quando chegar lá vou ter uma palavra amiga, um conselho de verdade. Eu sou muito grata a esses anos de parceria”, comenta.  

Hoje, dia 20 de julho, é comemorado o Dia do Amigo e Internacional da Amizade e não podíamos deixar de celebrar essa data sem indicar alguns produtos para presentear sua amizade especial!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »