Cuidados com pomadas capilares

Cuidados com pomadas capilares - mulher coçando os olhos, com os olhos irritados em um fundo vermelho
Cuidados com pomadas capilares - mulher coçando os olhos, com os olhos irritados em um fundo vermelho

Tem se tornado cada vez mais comum acidentes envolvendo pomadas capilares, por conta disso, neste artigo traremos para você alguns cuidados que você deve tomar antes de comprar ou utilizar uma

Os cuidados com pomadas capilares são essenciais para que você evite algumas situações graves. Na última Sexta-Feira de 2023 (29), a ANVISA proibiu a comercialização de mais de 1.266 pomadas para fixar ou modelar o cabelo que não seguem as normas estabelecidas. Essas, se somam a mais outros 1,7 mil cancelamentos de resoluções anteriores devido a denúncias de casos de cegueira ou irritações no olho daquele ano.

Nos últimos dias de 2023, mais de 100 pessoas deram entrada na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro. Os relatos, apontavam queimaduras nas córneas provocadas por uso de uma pomada modeladora de cabelos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, do Rio de Janeiro, as vítimas fizeram penteados fixados com o produto. Ao molharem os seus cabelos na água com a pomada, ela escorreu para os olhos, provocando irritações.

Além disso, o ferimento também é responsável por causar vermelhidão, inchaço nos olhos, visão turva e até cegueira temporária, resultando em bastante dor.

Riscos

Riscos ao aplicar a pomada capilar

A ANVISA ainda não divulgou quais são os ativos que estão provocando as reações oculares. No entanto, existem componentes em comum utilizados nessas pomadas que podem ser as responsáveis por essa irritação, são eles:

  • Metilcloroisotiazolinona (MCI)
  • Metilsotiazolinona (MI)

Ambas são conservantes que atuam para inibir o crescimento de microrganismos durante a fabricação e estocagem, ou proteger os produtos da contaminação sem advertências durante o uso.

Antigamente eles eram utilizados nas composições de géis, gelatinas, cremes e outros tipos de Leav-in. No entanto, a ANVISA proibiu em 2021 estes ativos em produtos sem enxágue.

Essas substâncias são responsáveis por causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele. Além disso, são tóxicas para o pulmão e para o sistema neurológico. Nos olhos, causam inflamações das pálpebras, conjuntivites, úlceras de córnea e até o comprometimento grave da visão, podendo chegar até uma cegueira.

Quais cuidados tomar com as pomadas capilares conforme as recomendações do Ministério da Saúde para o uso deste tipo de produto?

Se atente as instruções no rótulo

1. Não utilize produtos irregulares

Utilize apenas produtos que estejam autorizados pela ANVISA.

2. Previna o contato com os olhos

Evite o contato com os olhos, em caso de contato acidental, lave com água corrente por pelo menos 15 minutos.

3. Leia atentamente ao rótulo

Siga as instruções do fabricante. Assim, você terá a segurança durante o uso.

4. Realize testes de alergia

Fazer o teste de alergia, pode identificar mesmo antes do uso se você tem ou não alergia ao produto.

5. Evite o excesso

Usar o produto em grandes quantidades, além de te colocar em risco, pode afetar o seu cabelo.

6. Cuidado com irritações

Não utilize de forma alguma o produto se a pele ou os olhos estiverem irritados.

7. Assistência médica e notificação

Procure um médico em casos de adversidades e não deixe de notificar as autoridades sanitárias competentes. Guarde o produto para rastreabilidade das informações com nome do produto e lote, para as ações de investigação dos órgãos competentes.

Quais são os sintomas apresentados por quem tem a pomada em contato direto com os olhos?

  • Ardência intensa
  • Queimação
  • Dor
  • Vermelhidão
  • Fotossensibilidade (aversão à luz

A Ikesaki oferece produtos de qualidade. Tomando os devidos cuidados, você não terá mais problemas. Aproveite e siga acompanhando o nosso blog

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »