Cuidados com os cabelos no verão

Verão, férias, praia, mar, sol, piscina… tudo isso é uma delícia e nós amamos essa época do ano, não é mesmo? Mas durante esse período seus cabelos exigem ainda mais cuidados e a atenção deve ser redobrada.

Uma ótima dica para essa época do ano é secar os cabelos usando a temperatura mais baixa do secador ou até mesmo o jato de ar frio, pois os fios tendem a ficar mais ressecados por conta da exposição frequente ao sol.

Isso acontece porque o sal do mar, o cloro da piscina e os raios solares ficam intensificados nessa época. O suor, o calor e a umidade, por exemplo, podem facilitar problemas como a seborreia e a caspa.

Não existe fórmula mágica para evitar que isso aconteça. É fundamental realizar a higienização correta, afinal, é dela que obtemos brilho, viço e a força refletida nos fios. Por isso, além de uma boa limpeza, são importantes a reposição de nutrientes e a hidratação.

Lavagem é muito importante

Uma boa limpeza, no entanto, não significa exagerar na quantidade de lavagem dos fios. Os cabelos precisam da oleosidade natural para se proteger de danos externos. A oleosidade desce da raiz por toda a extensão do fio, e se isso não acontece a passagem é livre para o ressecamento e quebra das pontas.

É necessário tomar cuidado também com a exposição do couro cabeludo ao sol, pois pode queimar se não estiver bem protegido. É um bom começo optar por shampoos e condicionadores com proteção UV e ativos especiais que previnam a queda, o ressecamento e a perda de brilho. Investir em chapéus e bonés pode ser uma ótima alternativa para evitar que a cabeça fique diretamente exposta aos raios solares.

Como domar os fios?

Já para diminuir aquele efeito armado dos cabelos, clássico do verão, a dica é hidratar muito os fios! Aposte em máscaras de nutrição ou hidratação ricas em aminoácidos e óleos vegetais: elas são grandes aliadas contra a ação do sol, sal, da areia e do vento que abrem as cutículas e tornam os fios porosos.

Outra sugestão é apostar no modelador de cachos para dar forma ao volume, deixando os fios com aquele aspecto messy que tem tudo a ver com o verão!

Prefira os modeladores largos para garantir um acabamento natural, com cara de “acordei assim”.

Modeladores de cachos: https://www.ikesaki.com.br/eletricos/modeladores

Produtos para recuperar os fios do verão: https://www.ikesaki.com.br/cabelos/tratamento-e-hidratacao

Conteúdos relacionados