Cuidados com o cabelo no verão

Com a chegada do verão, muitas pessoas pensam em cuidar da pele e do corpo e esquecem do cabelo

Os cuidados com o cabelo no verão são fundamentalmente importantes. Mesmo que você não vá para praia ou frequente piscinas, as altas temperaturas, a poluição e o tempo seco podem ser grandes inimigos.

“O verão é a estação do ano que mais agride os cabelos por vários fatores, como exposição ao sol, água do mar e piscina. Os fios perdem muita água e proteína, ficando ressecados, sem brilho e com pontas duplas. Por isso, a minha dica é: compre produtos específicos para o verão”, sugere Kety Araújo, hairstylist e especialista em mechas.

Quais são os maiores perigos do verão para o seu cabelo?

Todos sabemos que o sol é um dos grandes vilões para a pele quando não é aproveitado direito, certo? Isso acontece devido a exposição ao sol sem proteção aos raios solares, ou quando a pessoa não renova o uso do protetor solar e passa o dia inteiro exposta ao sol. Assim, a pele sofre com mutações e problemas no DNA, resultando em manchas, envelhecimento precoce ou até, nos casos mais sérios um câncer de pele, que representa 33% dos casos.

A falta de cuidados em relação ao verão e o sol, podem prejudicar inclusive os cabelos. Isso porque, quando não temos uma rotina capilar e não cuidamos adequadamente de nosso cabelo em altas temperaturas, é possível que alguns problemas maiores surjam, como: Falta de brilho, alterações na textura e o desbotamento de cabelos tingidos, por exemplo.

Dicas de Kety Araújo

Segundo a Kety Araújo, a exposição dos fios aos raios ultravioleta trazem muitos danos, inclusive para a melanina, proteína responsável pela cor dos fios. 

No caso de cabelos loiros e quimicamente tratados, o perigo é ainda maior. “Essa oxidação causada pelos raios ultravioleta podem deixar o cabelo amarelado. Já quem é loira e entra na piscina, pode sair com os fios esverdeados, devido ao componente do cobre, presente nos produtos de limpeza da água”, explica.

Se o seu cabelo ficou esverdeado, antes de apostar em algum tratamento em casa, que tal fazer uma avaliação com seu profissional de confiança? Mesmo sem nenhuma alteração visível de cor, ir ao salão com frequência pode trazer inúmeros benefícios aos fios. “É importante que as clientes venham até o salão pelo menos uma vez ao mês nessa época do ano, para que possam fazer um tratamento mais intenso nos fios”, indica.

Kety alerta: “Depois de um dia na praia ou na piscina, é importante que você lave o cabelo com água doce para reduzir o dano causado pelo sol e pela água com cloro ou de mar”, afirma.

Quais cuidados você deve ter com o seu cabelo no verão?

Veja abaixo algumas dicas que separamos para você cuidar de seu cabelo no verão.

1. Reforce a hidratação de seu cabelo

Reforce a hidratação de seu cabelo

Primeiramente, trouxemos essa dica, principalmente para pessoas que são adeptas ao uso de secadores e chapinhas. Afinal, o uso dos mesmos podem ressecar o cabelo, assim como o sol. Para isso, aposte em produtos potentes para a hidratação.

Alguns ingredientes merecem uma atenção maior, como aloe vera, glicerina e óleos, por exemplo. Eles irão te ajudar a nutrir os fios, colaborando para uma aparência mais sedosa.

“A nutrição também é indispensável. Invista em óleos capilares, como óleo de argan ou macadâmia. Eles são responsáveis por selar o fio, deixando menos poroso e mais protegido”, afirma.

2. Reduza o uso do secador e da chapinha

Controle o uso de chapinha e secador

Como falamos antes, o calor é inimigo de cabelos bonitos e saudáveis. Portanto, tente fazer protetores térmicos para o selamento dos fios. Caso precise usar o secador, utilize na temperatura fria e bem afastado dos cabelos.

O ideal, é que no verão você deixe o seu cabelo secar naturalmente, assim, ficará mais bonito e saudável. O uso de chapinhas pode ainda resultar em quebra dos fios, e torna o cabelo quebradiço, se possível, evite.

3. Sempre enxague o seu cabelo ao sair do mar ou da piscina

Ao sair da piscina ou do mar, enxague o cabelo

Ao entrar no mar ou na piscina, o seu cabelo é altamente prejudicado, afinal, na piscina, a água tem cloro e no mar o sal também prejudica o cabelo. Dessa forma, eles ficam ressecados, sem movimento e tem grandes chances de ficarem quebradiços na hora de pentear.

Sendo assim, indicamos que você enxague o cabelo sempre que voltar de seu mergulho. Mesmo não acabando de vez com este problema, essa técnica auxilia na remoção do excesso desses compostos.

4. Não prenda os cabelos molhados

Jamais prenda o cabelo quando estiver molhado

Uma das melhores dicas que podemos dar para você é: Enquanto os seus fios estão molhados, NÃO PRENDA O CABELO! Afinal, isso faz com que os seus fios fiquem fracos enquanto eles estão úmidos. Além disso, as chances dele embaraçar são grandes. Sendo assim, podem acabar quebrando e ocasionando em frizz e fios de tamanhos diferentes.

5. Um dos principais cuidados com o cabelo é o uso de produtos com proteção solar

Use produtos que tenham proteção contra raios UV

Além de protetor solar no rosto e no corpo, você também pode utilizar no cabelo. Sabia disso? Aqui na Ikesaki você encontra produtos que oferecem proteção solar.

Este tipo de produto é fundamental para evitar que os raios UV danifiquem a estrutura dos fios de seu cabelo. Além disso, é responsável por deixar o cabelo mais brilhoso e ajudar nos tratamentos feitos nessa época.

Homens precisam hidratar o cabelo?

Homens hidratam o cabelo?

Mesmo tendo os fios mais curtos geralmente, os homens também precisam cuidar de seu cabelo durante o verão, principalmente porque eles têm maior tendência à oleosidade e à calvície. Essas duas consequências podem aumentar, caso haja descuido durante a estação mais quente do ano.

Por conta disso, reforçar a hidratação do cabelo após o contato com a água do mar e a piscina é fundamental, afinal, podem danificar o cabelo, da mesma forma que outros procedimentos, como tintura, descoloração e alisamento.

Além disso, os homens devem evitar acumular produtos no couro cabeludo, por conta da oleosidade. O uso de chapéu e bonés, principalmente quando o cabelo está molhado, aumenta a queda dos fios e pode causar coceiras e caspa.

Se você decidiu passar o dia na piscina, ou na praia, não se esqueça: protetor solar, óculos e chapéu.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »