Consumo sustentável tem feito o mercado de produtos naturais crescer

De uns anos pra cá, o consumo da sociedade tem mudado. Questionamentos do tipo “como é produzida minha comida e os produtos que eu consumo?”, além de uma grande preocupação com o descarte de lixo e questões ambientais e climáticas, tem se tornado frequentes no nosso cotidiano.

Consumir sem agredir o planeta é um dos objetivos dos millenials. Quando falamos de beleza, o posicionamento não poderia ser diferente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen Brasil, optar por produtos sustentáveis tem se tornado cada vez mais um fator de decisão na hora da compra. A temática está presente nos lares de 32% da população brasileira. Os números não mentem: a sustentabilidade se tornou uma preocupação coletiva.

Por isso, a busca por produtos naturais, cruelty free e veganos, tem aumentado cada vez mais. Para Peterson Cardoso, cabeleireiro no Tampopo Hair Cutting Team, a procura é específica: “O público que mais procura são mulheres, em sua maioria jovens, aquelas que tem um estilo de vida mais natural, que se preocupam em ter uma rotina mais saudável e sustentável”, afirma.

No Tampopo Hair, produtos naturais fazem parte do catálogo disponível para as clientes. Entre os mais procurados estão os shampoos e produtos de tratamentos, tanto para os fios quanto para o couro cabeludo. Além disso, o salão, localizado na região central da capital paulista, oferece limpeza e tratamentos de pele com o uso de argila e óleos essenciais.

O diferencial buscado não está apenas na produção dos produtos, que geralmente levam componentes orgânicos, botânicos e feitos a partir de extratos de plantas, mas também na sua produção. “O diferencial está na preocupação demonstrada não só com o resultado final para o consumidor, mas em todo o processo de como alcançar esse resultado. Os produtos sustentáveis procuram causar o menor impacto possível e fazem o melhor para reverter os efeitos negativos causados pela fabricação”, relata Peterson.

Essas novas indústrias sustentáveis têm estudado e se aperfeiçoado cada vez mais para entregar produtos de qualidade para seus consumidores, para Peterson os produtos naturais não deixam a desejar “Por conta do maior investimento e avanços nas pesquisas, esses produtos têm sim a mesma eficácia e, em muitos casos, um efeito até melhor, principalmente com o uso frequente”, afirma.

Para quem quer saber mais sobre esses produtos aí vai uma listinha básica dos diferenciais dos produtos naturais:

Veganos: produtos que não utilizam componentes de origem animal para sua produção. O veganismo é um estilo de vida que se inicia na alimentação, ao deixar de consumir produtos de origem animal – carne, leite, ovos e outros – passando também pelo consumo consciente, ou seja, não comprando roupas, calçados ou cosméticos que tenham utilizado animais para sua produção direta ou indiretamente.

Cruelty Free: São produtos livres da crueldade animal. Muitos cosméticos, produtos de beleza e até remédios são testados em animais durante o seu processo de criação, itens cruelty free são desenvolvidos com uma tecnologia que permite a não-testagem.

No nosso site você encontra produtos veganos e cruelty free de diferentes categorias. Dá pra ficar bonita e ainda ajudar o planeta, né? Acesse!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »