Conheça técnicas de coloração para cabelos cacheados

Os cachos estão em alta e ficam ainda mais femininos e modernos com um toque de cor. Mas, diferente das madeixas lisas, os fios cacheados precisam de muito hidratação para evitar que fiquem ressecados, porosos e com pontas lisas após o processo de coloração. “O cabelo cacheado é mais fino e sensível, por isso, quando é feito o processo de clareamento o cabelo tende a alisar. Para evitar que o cacho se desestruture é importante usar protetor de tratamento durante e pós a descoloração para manter a integridade dos fios”, explica o hairstylist Michael Ribeiro, do Homa Elite Salon (SP).

Além disso, a escolha de produtos mais suaves e a hidratação feita logo após o procedimento químico são extremamente importantes para se obter um ótimo resultado. “Opte por OX de 20 a 30 volumes e faça uma hidratação ou umectação para devolver a água aos fios”, aconselha Michael.

෴෴෴ Harmonia do tom ෴෴෴

Para deixar os cachos modernos e com o tom certo, é essencial harmonizar a cor do cabelo com o tom de pele e escolher técnicas em que as mechas sejam feitas na diagonal ou horizontal. Dessa forma, os fios não ficam marcados. Outro cuidado é em relação a costura das mechas, pois as madeixas cacheadas tendem a mascarar a coloração, fazendo com que o resultado fique quase imperceptível. “Em cabelos com curvatura de 4A, 4B e 4C a costura deve ser mais fina. Já em cachos 2C, 3A, 3B e 3C o ideal é a costura mais larga que realçam as madeixas”, afirma a hairstylist Talita Fraga, do Studio Talita Fraga (SP).

Talita ainda ressalta a importância da difusão da luz e sombra durante o processo. “O cabelo liso, por ser reto, reflete muito mais luz. Nas madeixas cacheadas, é mais complicado, já que a luz se difunde no meio dos cachos evitando que os fios tenham movimento”, diz. No entanto, isso não é motivo para as suas clientes fugirem das colorações. Apostar nas técnicas hair contour, degrade e formato diamante são uma excelente opção. “Elas, normalmente, mesclam tons claros e escuros, dando mais movimento e profundidade ao visual”, afirma a profissional.

Karina Rivera, hairstylist (SP), acrescenta que as técnicas com toca e aquelas em que é preciso escovar o cabelo, não são as mais indicadas para os cachos, já que não seguem a estrutura dos fios. Outra dica da profissional são as colorações semipermanentes, sem amônia e os tonalizantes. “Eles devem ser usados nas clientes que já possuem algum tipo de químico, pois são menos agressivos”, conclui.

Por Redação
Fotos Istock

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »