Cabelos longos: 10 dicas para ter um crescimento formidável

Ter um cabelo longo é um sonho que muitas mulheres (e homens também), desejam ter, isso é um processo natural do organismo, mas que a rapidez e agilidade é algo que não acontece para a maioria.

Entretanto, o consumo de certos alimentos, uso de produtos e alguns hábitos podem fazer com que os fios cresçam mais rápido do que se imagina. 

Com os hábitos saudáveis e recomendados, os cabelos podem crescer cerca de 12 centímetros ao ano (1 centímetro ao mês), mas isso vai depender do seu tipo de cabelo, genética e do seu próprio organismo corresponder a isso. Segue as dicas:


1 – Utilize shampoo do seu tipo de cabelo

A primeira coisa que se deve fazer é usar shampoos e condicionadores próprios e apropriados para o cabelo. Se seu cabelo for liso, use produtos específicos para isso. Invista para ter fios saudáveis e hidratados.

2 – Não lave o cabelo com água quente

Uma coisa mais do que indicada, é recomendada não lavar os cabelos com vapor quente, principalmente na raiz. Isso faz com que os fios fiquem totalmente fracos e percam o brilho.

Além disso, a espessura do cabelo fica totalmente opaca. Por isso, siga super esse conselho: não lave com água quente, use água morna, para não agredir os fios.

3 – Massageie o couro cabeludo devagar

Massagear a raiz dá proporções para fortalecer as raízes do cabelo, ajudando no processo de regeneração celular.

4 – Hidrate os fios

Isso não precisa nem de recomendação, é mais do que necessário hidratar o cabelo. Use máscaras de hidratação específicas para o seu cabelo. As ampolas são mais do que bem vindas. Se quiser misturar com um pouco da máscara, melhor ainda.

5 – Protetor térmico sempre!

Muitos podem acabar esquecendo, mas sempre quando for usar algum aparelho com vapor quente como secador e chapinha, passe antes o protetor térmico, ele ajudará a fazer com que seus fios não sejam prejudicados e fiquem escassos por conta da temperatura.

6 – Evite usar chapinha diariamente

Isso vale para todos os produtos que produzem vapores quentes, como já dito na dica anterior, utilizar todos os dias dará mais gastura nos fios, e fará com que se quebrem e fiquem mais do que danificados.

7 – Evite secador na raiz

Continuando a falar de aparelhos quentes, também não utilize chapinhas ou o próprio secador na raiz, ar quente estraga o couro cabeludo.

8 – Corte pontas duplas

Algo que incomoda muita gente, mas que salva a vida do cabelo é cortar as pontas duplas, assim não atrapalha o seu tão desejado cabelo longo e seu cronograma capilar de “milhões”.

9 – Evite penteados apertados

Os penteados que fazem mais tração no couro cabeludo são os que mais estimulam a queda dos fios porque puxam eles com muita força.

Para evitar esse desgaste, prefira modelos mais frouxos e que sejam mais gentis com a pele da região para reduzir as chances de queda ou quebra.

10 – Beba bastante água

Existe algo mais saudável do que água? Ela faz com que o couro cabeludo esteja saudável e a raiz do seu fio vai estar mais forte, ajudando no crescimento dos fios. Afinal, água é essencial para manter o seu corpo livre de toxinas.


Com essas dicas, seu cabelo vai estar em fase de crescimento e se surpreenderá com o resultado final. Arrase no penteado e com seu cabelo longo.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »