Cabelos desbotados? Veja 5 dicas

Cabelos desbotados? Veja 5 dicas de Paulo Persil
Cabelos desbotados? Veja 5 dicas de Paulo Persil

Se os seus cabelos estão desbotados, trouxemos para você 5 dicas imprescindíveis de Paulo Persil

Se você tem passado por situações desconfortáveis com os seus fios capilares, e os seus cabelos estão desbotados, aqui você irá descobrir o que fazer para ele recuperar o brilho e ficar saudável.

Uma das principais causas de cabelos desbotados, acontece quando você tinge o cabelo ou faz os procedimentos de luzes ou loira iluminada. Caso neste período você siga sofrendo com isso, não precisa se desesperar, trouxemos para você algumas dicas do nosso Hair Stylist especialista em penteados, Paulo Persil.

O que são cabelos desbotados?

Um cabelo desbotado é sinal de oxidação dos fios de fora para dentro. Ou seja, o fio vai perdendo a pigmentação e a sua cor vai ficando alaranjada, se aproximando a uma cor de “ferrugem”.

Geralmente, os cabelos que desbotam não são os que estão sendo devidamente cuidados, ou que não estavam saudáveis o suficiente para receber a química. Veja abaixo alguns motivos que podem contribuir para o desbotamento do cabelo:

  • Excesso de exposição ao sol
  • Outros processos químicos
  • Falta de hidratação
  • Banho em altas temperaturas
  • O uso de shampoo com sal

Por que os cabelos coloridos desbotam com a exposição ao sol?

De modo geral, qualquer cabelo quando é exposto ao sol sem a proteção adequada, corre o risco de ficar ressecado. Afinal, os raios solares abrem as cutículas do fio, removendo a água e seus nutrientes essenciais para brilho e a saúde do fio.

No caso dos cabelos coloridos, a cutícula aberta pelo sol vai permitir que os pigmentos da coloração saiam com facilidade, trazendo com que a cor fique alterada, menos intensa e sem brilho. Isso pode acontecer após você tomar sol na praia ou na piscina, mas a verdade é que a exposição diária d sol já é o bastante para os fios ficarem desbotados, sem brilho e ressecados.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que nem todo cabelo colorido fica desbotado. Isso acontece apenas em algumas situações: se o fio estiver ressecado ou danificado. Quando eles estão nessas condições, a cutícula fica naturalmente aberta, e o sol só acelera os pigmentos da coloração. Se o cabelo for hidratado com frequência, com os nutrientes sendo repostos através da nutrição e outras técnicas, os pigmentos ficam intactos e protegidos.

Paulo Persil com secador na mão
Paulo Persil

Veja as dicas de Paulo Persil para Cabelos desbotados

1ª Dica de Paulo Persil: Use produtos com proteção solar e UV 

Use produtos com proteção ultravioleta

O uso do protetor térmico é essencialmente importante para este tipo de cuidado. Eles podem ser encontrados em diversos produtos, como leave-in, por exemplo.

2ª Dica de Paulo Persil Não tome banhos muito quentes

Evite banhos quentes

Muitas pessoas não conseguem tomar banho com água em outra temperatura que não seja a quente. Isso acontece principalmente nas baixas temperaturas. No entanto, lavar os cabelos com água muito quente pode danificar os fios, além de ressecar e causar outros problemas.

A alta temperatura da água faz com que o seu cabelo desbote com mais facilidade. Isso acontece porque ele é responsável pela abertura da cutícula.

A cutícula funciona como uma proteção para a cor do cabelo, e o banho quente danifica isso.

3. Tome cuidado com a escova progressiva

Muito cuidado na hora de fazer a progressiva

Não é indicado que se faça escova progressiva no momento em que e utiliza química no cabelo. A escova progressiva seguida de coloração é a principal responsável pelo desbotamento de cor.

Isso acontece porque a escova progressiva e a coloração permanente são químicas inversas.

A coloração permanente com amônia abre profundamente as cutículas do seu fio, depositando um pigmento de cor nas sua fibras capilares.

Consequentemente, quando você passa por uma transformação na tonalidade dos fios, o resultado é um cabelo com alta porosidade, que necessita de uma reconstrução para que a cutícula seja fechada.

a progressiva sela por completo as cutículas do seu fio, tornando a porosidade baixa.

A melhor forma de evitar qualquer problema é fazer a progressiva primeiro. Afinal, é um processo mais forte e antecipando o alisamento é a melhor solução. Com isso, você terá alguns dias para preparar o seu cabelo para a coloração.

Além disso, você deve se atentar na hora de escolher a sua progressiva.

4. Use tonalizante para realçar a cor

Use tonalizante para realçar a cor

Para tornar a sua cor mais viva, e evitar que desbote, utilize um tonalizante. Ele irá trazer um realce e deixará a cor mais natural.

5ª dica de Paulo Persil para cabelos desbotados: Hidrate o cabelo ao menos 2x no mês

Hidrate o cabelo ao menos 2x ao mês

Um cabelo bem hidratado traz brilho e vida aos fios. O uso de tinturas e colorações fazem com que o cabelo resseque e fique quebradiço conforme o tempo vai passando.

Por conta disso, a hidratação é essencialmente importante. Isso deve ser feito ao menos duas vezes ao mês para que o seu cabelo tenha os melhores resultados.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »