Cabelos cacheados: a tendência do momento é se sentir bem!

Para começar essa conversa: você sabe qual a diferença entre cabelos ondulados, cacheados e crespos? Se você respondeu que é a curvatura que define o tipo, você acertou. Mas, hoje nosso papo será sobre corte e temos mais uma pergunta: você sabe o que é tendência para cabelos cacheados?

Independentemente da sua resposta e do seu tipo de cabelo, vale dizer que o mais importante quando falamos do que está em alta é que a tendência precisa se adequar a sua realidade e a sua liberdade. Afinal, todo mundo quer um cabelo de salão em casa e não só no salão, não é mesmo?

“É bem relativo falar sobre isso porque o que está em alta, o mais moderno, é usar o que te faz bem, o que te deixa confortável, que valoriza sua beleza e facilita o dia a dia, mas é bom termos um norte, referências para inspirar”, diz Orlando Lucas, hairstylist no Jacques Janine Cidade de São Paulo.

Camadas e mais camadas
Antes de seguir com a leitura, corre no Instagram da Juliana Paes e você vai entender o que vamos dizer a partir daqui.

Segundo Orlando, o corte em camadas para cabelos cacheados é o que o scarpin é para a moda: atemporal. “Entra ano, sai ano, troca a estação, e ele é sempre moderno porque destaca a cliente, ativa os cachos e distribui o volume, valorizando a beleza do cabelo”, explica.

Seja em cabelos de comprimentos mais longos ou em cabelos curtos, em fios muito ou pouco repicados, para o hairstylist esse é o corte ideal para conferir uma moldura para o rosto e dar aquele volume que todas as cacheadas adoram.

É por isso que ele cita o atual corte da Juliana Paes como uma boa referência. “Ele é um pouco abaixo do ombro e tem bastante camadas, então ativa a textura e o volume do cabelo. E tem uma franja, inspirada na década de 90, que cria uma moldura linda para o rosto e traz empoderamento”, resume.


Como escolho um profissional?

Para responder essa questão, o hairstylist que é especialista em corte é categórico: “Não é todo profissional que está apto a cortar cabelo cacheado, qualquer cabelo não é qualquer cabelo. Existem individualidades e, quando falamos de cabelo cacheado, elas são ainda maiores e o principal cuidado que a cliente tem que ter é sentir confiança”.

Ou seja, se você não conhece bem ou não confia no profissional, não faça sua transformação com ele, pois isso irá influenciar bastante no resultado final e é preciso estar seguro. “Cada corte, independentemente se o fio é liso, cacheado, mais aberto, mais fechado, existe a individualidade e é preciso ter um olhar clínico para identificar o tipo e criar um corte”, diz Orlando.

Aliás, ele reforça que nem todo cabelo é igual, que pode ter um lado mais cacheado que o outro, por exemplo, e que isso também fará diferença no resultado. E, por isso, é importante que o profissional seja especialista em cachos para saber qual tipo de corte irá criar, qual técnica irá utilizar, sem falar que é imprescindível que o cabelo cacheado seja cortado a seco. Não esqueça!

Corte realizado, cabelo bonito e fim?

Na verdade, é preciso manter os cuidados em casa também e, para isso, é fundamental usar cosméticos específicos para o seu tipo de cabelo pensando no efeito que você quer dar a ele. “Os produtos influenciam muito no resultado do corte, tanto na finalização feita no salão quanto no dia a dia. Hoje se fala mais sobre o cabelo cacheado e temos muito mais informações e recursos, mas existem muitas cacheadas que não sabem cuidar do seu cabelo. Então, como cabeleireiro, é nossa função ajudar e ensiná-la a cuidar”, reforça.

Por fim, Orlando diz que para conferir cada efeito é preciso usar um tipo de produto diferente; se quer um resultado sem volume, você precisa de uma linha que ajude a controlar o volume. Se você deseja cachos mais definidos, produto de styling para ativar o cabelo. Isso sem falar em shampoos que nutrem os fios, já que os cabelos cacheados tendem a ser mais ressecados por natureza. “O produto é o que vai ativar e realizar a manutenção, além de ajudar a mostrar a nova forma do cabelo”.

Dicas anotadas? Pronta para seu próximo corte? Só não esqueça de passar na Ikesaki e garantir os produtos para manter os cuidados em casa e se manter sempre linda e confiante!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »