Cabelo crespo e cacheado é poder! Você sabe como cuidar do seu corretamente?

Se você tem cabelo crespo ou cacheado provavelmente já sabe que os cuidados precisam ser mais específicos devido a alguns fatores, como a curvatura e a definição do fio. Para as mulheres que querem turbinar a rotina de cuidados com as madeixas, aí vão algumas dicas!

Alerta Verão!

As temperaturas mais altas tendem a ser agressivas e é preciso se proteger. Costumamos prestar mais atenção  ao corpo, mas não podemos esquecer que os fios pedem cuidados específicos. Para Hendrica Santos, hairstylist e especialista em cachos, os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais ressecados por conta da sua curvatura e da dificuldade para que o óleo chegue às pontas. “No verão essa dificuldade pode se intensificar, trazendo um grande ressecamento para o fio e até um desbotamento de cor, no caso dos fios coloridos”, explica.

Para driblar essa situação, a profissional recomenda que a cliente siga à risca seu cronograma capilar, montado, de preferência, junto com seu profissional de confiança. O método consiste na criação de uma rotina de cuidados com o cabelo, em que três tratamentos são feitos intercaladamente: nutrição, hidratação e reconstrução.

Além disso, é importante investir nos produtos certos para proteção do fio. “Caso você vá à praia ou à piscina, ou então fique exposta aos raios solares é importante usar produtos com proteção UV. Após mergulhos na água com sal ou cloro, lave bem o cabelo em água doce e hidrate sempre”, indica.

Cuidados em casa

O tratamento de qualquer fio começa no chuveiro. Hendrica afirma que o ideal é que a temperatura da água seja fria, no máximo, morna. O uso intercalado de produtos para o seu tipo de cabelo também faz a diferença na saúde dos fios. Tenha em mãos, pelo menos, três máscaras capilares diferentes para usar durante a semana. 

Já a umectação é uma forma de manter o fio saudável, uma vez que repõe o óleo necessário para que ele fique nutrido. A profissional indica que o procedimento seja intercalado com a hidratação e a reconstrução, sendo feito ao menos duas vezes na semana. 

Mesmo em períodos de temperaturas mais elevadas, muitas pessoas ainda apostam em ferramentas térmicas para deixar os cachos mais definidos. No entanto, estamos expondo os fios mais uma vez ao calor. Sendo assim, o cuidado com os cabelos deve ser redobrado. “Caso precise ou deseje secar o cabelo, opte pelo difusor, que pode ser usado numa temperatura mais baixa e cumprirá o mesmo efeito da secagem com uma temperatura mais alta”, explica.

Hora de dormir também é hora de cuidar dos fios

Você sabia que o uso da fronha de cetim é uma ótima saída para as cacheadas e crespas que desejam manter a forma do fio? Por isso, esse “acessório” se tornou indispensável.  “A fronha de cetim ajuda muito o cabelo quando o assunto é frizz. Ela deixa o fio mais alinhado e ajuda muito para que ele deslize com mais facilidade do que o tecido de algodão, que pode amassar e deixar os fios sem forma”, explica a especialista em cachos e crespos.

Além do uso da fronha de cetim, você também pode investir em produtos de uso noturno, como leave-in e óleos capilares. 

De volta ao salão

É claro que para manter o cabelo saudável, além de todos os produtos e cronogramas de rotina de cuidados, cortar os fios periodicamente também ajuda. “O corte, independente do tipo de estrutura do fio, deve ser feito a cada 3 ou 4 meses, assim conseguimos retirar as pontinhas mais secas, pontas duplas e manter o cabelo saudável e com uma moldura. Vale lembrar que o corte para cachos e crespos deve ser feito sempre à seco”, conta Hendrica. 

Visitar o salão com frequência, seja para cortar os fios, ou então para fazer algum outro procedimento ajuda a deixar o cabelo lindo. Mas, para que fiquem saudáveis é importante a colaboração da cliente, ou seja, o cuidado e o zelo em casa também é essencial.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »