Cabelo: Como fazer uma hidratação para cada tipo de cabelo

A hidratação é um passo importante na rotina de cuidados com os cabelos, pois devolve água, vida e saúde aos fios. 

É comum que as pessoas adotem alguns cuidados específicos com a saúde em diferentes estações, por exemplo, e deixem os fios de lado.

Contudo, assim como nossa saúde e derme apresentam sintomas de que precisam de água, vitaminas e minerais, os cabelos também ficam doentes e dão sinais de que estão desidratados.

Entre esses sinais podemos citar fios opacos, que embaraçam com facilidade, pontas duplas, quebra e fraqueza.

Portanto, para saber como fazer hidratação no cabelo, continue acompanhando o texto!

Como fazer hidratação?

Antes de tudo, é muito importante lavar o cabelo com shampoo específico para seu tipo de fio, pois o produto é responsável por abrir as escamas e facilitar a absorção dos nutrientes da máscara ou creme de hidratação. 

A seguir, você confere como fazer o processo de hidratação em cada tipo de fio:

Oleosos ou com queda

Nesse casos, o indicado é usar shampoos transparentes para não sobrecarregar a raiz e não estimular mais ainda a queda e a oleosidade.

Aplique o shampoo sobre o couro cabeludo e massageie com as pontas dos dedos e repita o processo caso seja necessário. Já no comprimento, use apenas a espuma para não ressecar os fios.

Feito isso, aplique a máscara ou creme de hidratação apenas no comprimento e massageie delicadamente. Finalize com o condicionador apenas nas pontas, espere alguns minutinhos e enxágue. 

Caso use fontes de calor, como chapinha ou secador, aplique protetor térmico líquido e um reparador de pontas, como o Oil Reflection Light da Wella.

Para cabelos oleosos na raiz e secos no comprimento, a recomendação é hidratar os fios 2 vezes por semana. Caso apresente queda, o tratamento deve ser feito uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da necessidade.

Secos ou porosos

Fios secos ou porosos precisam ser hidratados de 2 a 3 vezes por semana. Contudo, caso estejam quebrando, isso indica falta de água, o que demandará hidratação em toda lavagem.

O tipo de shampoo recomendado nesses casos é o perolado, que é levemente hidratante e não permitirá que os fios fiquem mais ressecados ainda.

Portanto, após o shampoo, aplique a máscara ou creme de hidratação pelo comprimento, evitando sempre a raiz. Espere alguns minutos, enxágue e, em seguida, aplique o condicionador para manter a água e hidratação dos fios por mais tempo.

Caso use fontes de calor, é muito importante usar um protetor térmico para proteger o cabelo antes da secagem.

Por fim, finalize com óleo reparador para tirar o frizz, a sensação de cabelo áspero e para hidratar e manter os fios alinhados e sedosos. Caso vá para a praia, use filtro solar específico para cabelos.

A linha Invigo da Wella é uma ótima opção para esse tipo de fio.

Descoloridos e coloridos 

Esse tipo de fio demandará hidratação duas vezes por semana e shampoo do tipo perolado, pois devolve a hidratação e limpa sem ressecar ou desbotar.

Após lavar os fios com shampoo, aplique a máscara ou creme de sua preferência, espere pelo tempo recomendado e finalize com condicionador, protetor térmico e óleo finalizador.

A linha Oil Reflection da Wella é uma ótima escolha para cabelos descoloridos e coloridos, pois contém óleo de abacate e macadâmia, que proporcionam hidratação, ação anti-frizz e devolvem e balanço natural.

Finos

Cabelos finos podem e devem optar por produtos que dão volume e encorpam, como os da linha Redensifica e Encorpa da Amend.

A frequência da hidratação nesse caso é menor, apenas 1 vez por semana, para que os fios não fiquem pesados e mais cheinhos.

Cacheados e crespos

Os crespinhos e cacheados devem usar e abusar de produtos com ativos mais oleosos, como manteiga de karité, azeite de oliva, macadâmia, óleo de manga, abacate e ricino.

A hidratação deve ser realizada de 2 a 3 vezes por semana. Além disso, para turbinar a hidratação, podem ser usados óleos de umectação um dia antes de hidratar, para deixar o fio mais oleoso.

Esses óleos podem ser usados, inclusive, em misturinhas nos cremes de hidratação para potencializar o efeito pretendido. 

Para reter água por mais tempo, aposte em cremes de pentear, gelatina, geléia e ativador de cachos.

Uma boa opção é a linha Meu Cacho, Minha Vida, da Lola Cosmetics.

Com essas dicas, você pode ter um cabelo hidratado e simplesmente perfeito. E se quiser aproveitar, confira todos os produtos de cabelo disponíveis no site.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »