Biossegurança na podologia

Biossegurança é indispensável e obrigatória na podologia

4 de Dezembro é o dia do Podólogo. Para celebrar a data, conversamos com algumas profissionais sobre Biossegurança napodologia.

A profissão, responsável por avaliar, identificar e tratar as patologias presentes nos pés, exige cuidado e atuar com amor, para muitos profissionais, é um dever. “A Podologia faz parte da área da saúde, beleza e bem-estar das pessoas. Quem escolhe essa profissão sabe que não é apenas lidar com os pés, é também ajudar pessoas trazendo qualidade de vida. Para mim, amar o que faz é primordial”, afirma a podóloga Débora Santana.

COVID-19 e muitas mudanças

Maria da Assunção Dourado da Silva é especialista em pés diabéticos e, para ela, a podologia é uma área que exige muita cautela e cuidado no ambiente de trabalho, mesmo antes da pandemia. “Os EPI’s sempre foram indispensáveis e obrigatórios na profissão. A Podologia trabalha muitas vezes com técnicas cirúrgicas e isso exige ainda mais cuidado e assepsia do ambiente”, conta.

Biossegurança e credibilidade

De um modo geral, luvas, máscara facial, óculos de proteção e jaleco, além de materiais descartáveis e esterilizados, fazem parte dos itens que não podem faltar durante o atendimento aos pacientes e trazem um diferencial enorme para o espaço de beleza. 

“Mesmo sabendo que o serviço de esterilização e cuidados com a Biossegurança não são mais do que uma obrigação em salões e clínicas de Podologia, os estabelecimentos que oferecem esse recurso têm mais credibilidade no mercado”, afirma a podóloga Débora Santana.

Seguir as regras de Biossegurança no local previne outras doenças geradas por bactérias e fungos, que podem ser contraídas através de materiais com resquício de sangue ou pus, facilmente encontrados em alicates e palitos.

“A biossegurança evita doenças, como a hepatite B e C, além do HIV, HPV, paroníquia, onicomicose, tineas plantar, tineas intergiditais”, enumera Adriana Nunes, que possui especialização em atendimento de pessoas portadoras da Diabetes Mellitus, além da podologia esportiva e geriátrica.

Cuidados especiais com equipamentos

A escolha certa de produtos e equipamentos também são necessários para as profissionais oferecerem um serviço de qualidade. Por isso, o uso da autoclave, equipamento de esterilização de materiais, é fundamental.  “A autoclave é um equipamento obrigatório e garante não só a sua segurança como profissional, como também a do paciente”, conta Maria da Assunção.

Segundo ela, os equipamentos usados em mesa, como alicates, espátulas e bisturis precisam ser de aço inox porque apresentam mais resistência. Após cada atendimento é obrigatório que os materiais sejam lavados com detergente enzimático de uso hospitalar e, depois de secos, precisam da esterilização em autoclave. 

Na hora de escolher a autoclave ideal para o seu salão, é importante avaliar as necessidades do espaço e a quantidade de pacientes na agenda. Débora reforça que existem vários tamanhos no mercado, mas para salões e clínicas podológicas o indicado é um equipamento com capacidade de 12 até 21 litros.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »