Aprenda a criar uma rotina de cuidados para o seu tipo de pele

Todo mundo quer uma pele bonita e saudável, né? O segredo da beleza está não só nos produtos certos, mas também nos cuidados diários. Conversamos hoje com a Fernanda Oliveira, esteticista e Coordenadora Pedagógica da Academia Payot, para entender como montar a rotina de cuidados ideal para o seu tipo de pele, além dos produtos que não podem faltar no seu nécessaire.

Para a profissional, deixar a pele brilhante e saudável não depende apenas da orientação de um bom profissional. “Tenha constância nos seus cuidados diários, beba muita água para manter o organismo igualmente hidratado. Não durma de maquiagem; use protetor solar; durma no mínimo 8 horas por dia; use produtos específicos para a sua pele”, aconselha. 

Sem mais delongas, vamos às dicas da profissional!

Se você tem a pele oleosa…

“Quem sofre com essa oleosidade excessiva levanta a mão! Você sabia que a pele oleosa tem suas vantagens? Durante o inverno que tem pele seca e mista sofre com as agressões do inverno como ventos gelados e temperaturas baixas deixando a pele ressecada e avermelhada. 

Já quem tem a pele oleosa, durante o inverno percebe que a sua pele fica mais viçosa, porque a oleosidade tem uma função importante, de formar uma barreira de proteção, por isso, a pele oleosa passa por essa estação completamente saudável. 

Mas, vale lembrar que isso não tira a obrigação de manter os cuidados com a hidratação, já que o óleo excessivo do rosto não é sinônimo de hidratação, é a produção excessiva das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do sebo que quando não controlado podem formar cravos e espinhas”, explica. 

Se você tem a pele madura…

“A partir dos 40 anos a pele passa por uma série de transformações, entre elas está a perda de viço, o surgimento da flacidez e a formação de rugas. Para manter a região saudável e jovial após essa faixa etária, é importante adotar uma rotina de cuidados mais adequada para a pele madura, é importante implementar um produto anti rugas, ativos rejuvenescedores e não esquecer das outras regiões do corpo que envelhecem junto com o rosto, como o pescoço e as mãos”, sugere.

Se você tem a pele seca…

     “A pele seca apresenta pouca água e pouco óleo em sua superfície, por isso as linhas de expressões e rugas finas também são outras características da pele seca”. 

“Na hora de escolher o cosmético certo importante procurar por produtos que apresentem em sua formulação ativos super hidratantes como:  

  •         Amêndoas e sementes de uva – esses dois ativos criam uma barreira que impede que a água evapore, o que mantém sua hidratação natural.
  •         Pistache – super em alta, rico em ácidos graxos, compatível com a uma que temos naturalmente na pele. A manteiga atua na reposição dessa gordura, essencial para a hidratação equilibrada.
  •         Ácido hialurônico – por ter alta afinidade com a água, ele auxilia na estruturação cutânea mantendo a integridade das fibras de colágeno”, indica.

Se você tem a pele sensível…

“Vermelhidão, coceira, ardência, sensação de repuxamento é dessa forma que a pele sensível se apresenta. Quem tem a pele sensível certamente já sofreu (ou sofre) com esses sintomas. Para quem tem esse tipo de pele, é indispensável um cuidado a mais, que vai desde a escolha dos produtos usados no dia a dia, até a alimentação e estilo de vida. É importante ressaltar que pequenas mudanças nos hábitos ao tomar banho podem ajudar a restaurar a barreira protetora da pele, como reduzir a temperatura da água, não usar sabonetes em barra, prefira os sabonetes líquidos, além de terem uma textura leve e serem mais higiênicos o seu PH está próximo da pele não causando nenhuma irritação. O melhor para essa pele é sempre utilizar produtos hipoalergênicos, sem fragrância, com menor número possível de princípios ativos e com propriedades calmantes”, aconselha a profissional, que também é responsável pela Clínica de Estética da Payot.

Depois de todas essas dicas, chegou a hora de anotar os produtos que não podem faltar na rotina de cuidados. 

Gel de limpeza ou uma emulsão: para ajudar a remover a oleosidade excessiva, os resíduos de poluição e a maquiagem.

Água Micelar:  é uma água higienizadora que contém micelas, moléculas que limpam e removem impurezas, partículas de oleosidade e também demaquilam e tonificam a pele. As micelas são estruturas esféricas formadas por tensoativos que capturam em seu interior, impurezas da pele e moléculas oleosas sem alterar a barreira cutânea. Higieniza a pele profundamente sem alterar o pH, além de dar à pele uma sensação de limpeza profunda e frescor.

Hidratante: A hidratação da pele é essencial para a rotina de cuidados, para que ela seja bem-sucedida, é indispensável o uso correto de produto específico para a sua pele.

Protetor solar: Para uma pele saudável e sem manchas o uso do protetor solar é indispensável.

Pronta para correr para o site da Ikesaki e comprar todos os produtos que você precisa? Acesse clicando aqui!

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »