Altas temperaturas: Como cuidar da beleza?

Cuidado Com a Pele Nas Altas Temperaturas
Cuidado Com a Pele Nas Altas Temperaturas

O Brasil tem registrado cada vez mais altas temperaturas, elas podem prejudicar não só sua pele, como também a saúde

O verão chegou, e junto com ele as altas temperaturas. Por conta disso, é fundamentalmente importante que você tome as devidas precauções para evitar insolações, queimaduras, ou até doenças mais graves, como câncer de pele.

O clima é um dos principais fatores que afetam a beleza da pele, e é possível perceber rapidamente os seus efeitos. No verão, por exemplo, é quando o sol está mais forte, e afeta a derme pela quantidade de danos causados pelas radiações ultravioletas.

Neste artigo você verá os seguintes temas: 

O que muda para a pele nas altas temperaturas?

No calor, a pele fica mais oleosa, afinal, as temperaturas mais quentes, fazem com que as glândulas sebáceas, que produzem o olho do corpo, tenham o seu trabalho intensificado. Por outro lado, ela também pode ficar ressecada caso você não utilize produtos especificamente para evitar os raios.

Outro efeito causado pelas fortes ondas de calor é o envelhecimento precoce da pele. Isso é efeito dos das luzes de nossas lâmpadas e dos nossos computadores, e por último, aos raios infravermelhos vindos do calor. Ou seja, não é necessário que você se exponha ao sol ou as telas para que nossa derme seja prejudicada.

Quais os cuidados que você deve ter com a pele quando há altas temperaturas?

Trouxemos para você algumas dicas para que possa manter a sua pele saudável durante o calor.

1. Hidrate-se

Hidrate-se

Tomar bastante água durante o dia, é essencial para o corpo manter uma hidratação interna, independentemente da época do ano. No calor, com as altas temperaturas e o tempo seco, é ainda mais importante.

O certo é que você beba no mínimo 2 litros de água, podendo ser mais dependendo do peso de seu corpo e de sua altura.

Além disso, é essencial que você utilize cremes hidratantes no corpo e no rosto para manter a hidratação da pele. Assim, você terá menos chances de ressecamento, ou que sua pele fique oleosa em excesso. Afinal, com a oleosidade, podem surgir acnes e cravos, prejudicando a pele. Manter uma rotina de hidratação faz com que você reduza os danos.

2. Tome cuidado ao usar ácidos

Cuidado com os ácidos

O uso de ácidos usados em tratamentos de espinhas e melasmas devem passar por um período de transição, para que o seu corpo se adapte. O ácido retnóico e glicólico são os mais comuns na rotina dos cuidados com a pele, afinal, estimulam uma camada externa do local, deixando-o mais sensível.

Dessa forma, quando a pele se expõe a fortes raios solares, pode agravar a condição, podendo resultar em irritações e hipercromia pós-inflamatória, gerando uma hiperpigmentação da pele.

3. Mantenha a sua pele limpa

Mantenha sua pele limpa

Junto com o calor e o tempo seco, a poluição no ar aumenta, e com isso, há mais impurezas no rosto, o contato constante com a poeira e os resíduos de produtos utilizados na pele podem ser outros agravantes da sujeira na pele, como o próprio hidratante, cremes para as mãos, protetores, etc.

No entanto, não exagere nos períodos de banho, ficar em contato com a água por mais tempo pode ser prejudicial, afinal, ela contém cloro que também danifica a pele. Além disso, ficar muito tempo embaixo da água resseca a pele.

4. Use e abuse do protetor solar

Use e abuse do protetor solar

Independentemente se você está passando férias na Praia, ou apenas indo para o trabalho, o protetor solar é um item que não pode faltar de forma alguma na sua bolsa ou mochila. De preferência, utilize protetores acima de 30 FPS, isso porque, com as temperaturas recorde que o Brasil vem tendo, apenas o de 30 não consegue ser eficaz por muito tempo.

O uso diário do protetor solar evita a aparição de manchas e melasmas, além de retardar o envelhecimento da pele.

Além disso, o protetor solar é responsável por evitar o desenvolvimento de um câncer de pele, que corresponde 33% dos cânceres no país. Boa parte das pessoas, pensa que apenas a exposição ao sol, em praias ou piscinas são responsáveis por ocasionar essa doença, no entanto, não é.

Muitas pessoas esquecem de usar o protetor solar nos lábios, sendo que é uma área extremamente exposta ao sol, e um dos locais mais comuns para se sofrer câncer de pele.

Dito isso, não se esqueça de passar os filtros solares em todas as regiões do corpo, inclusive nos lábios.

Cuidados com os cabelos em dias de altas temperaturas

Muitas pessoas pensam que os únicos cuidados a serem tomados em calores excessivos são com a pele. No entanto, o cabelo também precisa de carinho e atenção nessa época do ano. Afinal, uma exposição prolongada ao sol pode provocar ressecamento, perda de brilho e enfraquecimento da estrutura capilar.

Além disso, há uma oleosidade excessiva nos cabelos, que é uma resposta natural do corpo às condições climáticas. As glândulas sebáceas, localizadas no couro cabeludo, são responsáveis pela produção de sebo, uma substância oleosa que tem o propósito de proteger e hidratar os fios. Entretanto, quando expostas a calor intenso, essas glândulas tendem a se tornar mais ativas.

Por conta desse aumento de produção de óleo no couro cabeludo, o cabelo torna-se com o aspecto oleoso, e a transpiração, contribui para a sensação, tornando essencial a adoção de cuidados específicos para manter a saúde capilar neste período.

1. Rotina capilar

Mantenha uma rotina capilar

Primeiramente, você deve criar uma rotina capilar. O que é isso? Lavagem, hidratação, nutrição e reparação. Com essa rotina, você não apenas controla a oleosidade, como também protege seus cabelos dos danos, proporcionando uma aparência mais saudável e prevenindo complicações.

2. Use produtos ultravioleta

Aplique produtos com efeito UV

Para o calor intenso, utilize produtos com proteção UV, isso será essencial para manter a saúde de seu cabelo. Quando você opta por produtos com filtros UV, terá uma barreira contra os raios solares que prejudicam o couro cabeludo. Além disso, se possível, utilize utensílios, como lenços ou chapéus para garantir uma proteção maior sobre o impacto da exposição solar.

3. Nas altas temperaturas, hidrate constantemente

Hidrate o seu cabelo

Além de proteger, a hidratação tem um papel fundamental para manter a vitalidade capilar. Quando você vai escolher condicionadores ou máscaras, ricos em ingredientes hidratantes, como aloe vera e óleo de coco, contribui para reter a umidade nos fios. Quando você aplica uma máscara de hidratação profunda semanalmente, este cuidado é intensificado, trazendo de volta os níveis de umidade perdidos pelas condições adversas.

4. Lave bem o seu cabelo

Faça um intervalo maior entre uma lavagem e outra

Quando você define uma sequência para lavar o seu cabelo, isso traz equilíbrio. Isso porque, quando você espaça mais o intervalo entre as lavagens, pode ser um benefício para manter o couro cabeludo hidratado.

Optar por shampoos suaves, sem sulfato, proporciona uma limpeza eficaz, sem comprometer os óleos naturais essenciais, mantendo o equilíbrio.

5. Evite utilizar secadores e chapinhas

Utilize elétricos que emitem calor com menos frequência

O uso de secadores e chapinhas, por se tratarem de temperaturas quentes, pode prejudicar seu cabelo em época de calor intenso. Isso porque, pode ressecar os cabelos e torná-los quebradiços.

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando o blog da Ikesaki para mais. Deixe nos comentários suas dúvidas, ou opiniões sobre o texto.

Conteúdos relacionados

Ikesaki no Vtex Day

Ikesaki no Vtex Day

Veja como foi a trajetória da Ikesaki no Vtex Day Fomos a primeira varejista a ingressar em uma das maiores feiras de digital commerce do mundo. Devido ao sucesso dos

Leia mais »