Conheça a história de Agda Souza, manicure, empresária e mentora
Agda Souza é manicure, empresária e mentora. Ela participou do Dia da Manicure Ikesaki, palestrando em nossa unidade do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.
A manicure é uma inspiração para quem está começando ou deseja crescer na profissão, afinal, conta com uma rede que tem cerca de 256 mil seguidores. Dá cursos, tem sua própria esmalteria, além, é claro, de fazer unhas.
Conheça um pouco de sua história.
Quem é Agda Souza?
A infância de Agda
Nascida em São Paulo, Agda Souza teve de se mudar logo no início de sua vida. Sua mãe, faleceu quando tinha apenas 8 meses. Por conta disso, foi morar em uma roça, na Bahia junto de sua vó.
Aos 10 anos de idade, foi para uma pequena cidade, chamada Nova Canaã, também na Bahia. Lá, teve um primeiro contato com unhas, onde sua tia era manicure.
Acompanhando de perto, viu uma oportunidade: Se fizesse aquilo poderia conquistar sua liberdade, e poder ter mais contato com as pessoas. Afinal, a vó não a deixava sair.
Início precoce como manicure e uma adolescência de altos e baixos
Agda fez suas primeiras unhas aos 13 anos, como uma brincadeira para poder ver pessoas.
Aos 15 anos teve um problema de saúde e precisou voltar a São Paulo, onde veio morar com o pai. No entanto, teve muitas dificuldades nessa época, a madrasta era uma pessoa difícil de se relacionar e Agda precisou lutar por ela mesma.
Foi fazendo unhas que conseguiu fazer as compras básicas de sua adolescência: Roupas, Sapatos e até alimentos. A dedicação da manicure e as unhas foram quem deram o seu sustento neste período conturbado.
Essa foi uma alternativa que Agda encontrou até terminar os estudos e buscar ares mais altos para a sua vida. Entretanto, em meio a essa busca, engravidou aos 16 anos e precisou paralisar os estudos. Além disso, um ano e meio depois terminou o relacionamento e criou seu filho sozinha, sendo pai e mãe.
Colocou como objetivo de vida oferecer um futuro melhor para o seu filho, muito diferente da infância e adolescência que teve.
Como ela fez isso?
Agda Souza começou a trabalhar em um grande salão, onde ficou por 16 anos de sua vida. Lá conquistou clientes, e ganhou experiência dentro da área de manicure. Com isso, surgiu o sonho de comprar sua casa própria, ter seu próprio apartamento.
Para isso, Agda trabalhou muito.
A grande mudança de Agda Souza
Sabendo que correria riscos, mas pensando em evolução e com o foco em financiar sua casa nova, Agda saiu do salão, e começou a atender no fundo de sua residência, na lavanderia. Algumas clientes que faziam as unhas com ela a acompanharam.
Assim, além de atuar como manicure, Agda Souza começou a produzir vídeos para redes sociais, onde, ganhou muita visibilidade.
“Deu um boom muito grande, minha agenda ficou bem cheia, eu não dava conta, trabalhava muito, de domingo à domingo, não tinha tempo para nada, tudo para realizar o meu sonho, de financiar minha casa.” Afirma Agda Souza.
Conquistas
A manicure saiu da lavanderia de onde morava, para assim separar a vida profissional da pessoal, ter sua privacidade e conseguir descansar no pouco tempo que tinha.
Por conta disso, alugou uma sala, “um pequeno cômodo”, que ficava em cima de uma academia para seguir trabalhando. E assim, mesmo sendo MEI, conseguiu realizar seu sonho e financiar um imóvel.
Com a chegada da pandemia, o negócio de Agda cresceu de forma impressionante, no entanto, seguindo na contramão, o dono do imóvel precisou pedir para que ela se retirasse. Devido a uma falência, ele precisou entregar o local.
Salão em um ponto de rua
Após isso, Agda Souza foi para um ponto de rua, com um espaço maior, onde conseguiu inclusive contratar algumas pessoas e ensinar o seu método para que o atendimento fosse padrão. No entanto, como gerir pessoas era uma novidade para Agda, algumas funcionárias saíram, e com elas, levaram clientes.
Com essa experiência, veio em sua mente de que poderia ministrar e ensinar novas pessoas, afinal, já havia ensinado suas funcionárias. Assim, começou a dar cursos, palestras e workshops.
Trocou de ponto, onde dava cursos com turmas e mais turmas, de manicures dispostas a aprender, mas que não sabiam onde comprar produtos de qualidade. Foi assim que surgiu a ideia de abrir sua loja.
Atualmente dá cursos, workshops, participa de eventos, e leva para as manicures que buscam trilhar o mesmo caminho, a Agda ser humana.
“Sem benefícios, pós-graduação, marido, pai rico, nada disso”.
“Cobrava 3 reais em pé e mão na Bahia, e atualmente consigo cobrar R$ 300,00 em alongamentos de unhas, colocar equipe, treinar equipe para exercer o mesmo padrão de atendimento, e encher a agenda das alunas”.
Essa é a história de Agda Souza, uma mulher vencedora, que lutou desde os seus 13 anos de idade contra grandes adversidades para dar um futuro melhor para o seu filho, e que vem realizando seus sonhos e sonhos de suas alunas devido ao seu conhecimento, técnica e dedicação.
“Faço por amor mesmo”.
Dica de Agda Souza para quem está começando ou quer crescer como profissional de beleza
“Minha dica é: Estude. As vezes as pessoas negligenciam tudo isso. Investir em conhecimento e buscar por produtos de qualidade, é uma dica para começar do jeito certo.
Muitas meninas querem começar com vídeos de internet, lá atrás dava certo, atualmente as clientes já tem uma consciência maior e sabem o que elas querem da vida delas.”
Dica para organização financeira
“Para organização financeira, trabalha com dinheiro o tempo inteiro. É importante ter uma agenda e estudar não só sobre unhas, sobre divulgação, imagem, se preocupar com o uso de EPI’s, a cliente vai olhar com uma valorização muito maior, respeitando essa profissional.” Orienta, Agda.
“Economizar, fazer conta entender o que ela ganha é 50% pra ela, e os outros 50% para o seu negócio, ter MEI.
Se preocupar com isso, para quando chegar a vez de crescer e prosperar elas estarem prontas para isso.” Finaliza
Mão que cura
“Deixar o desejo florir, porque muitas pessoas tem medo de investir na profissão e entender que o sentido de manicure é mão que cura, e se elas entenderem e tratarem dessa forma, curar e cuidar, tratar dessa forma, terão muito mais clientes, e elas vão levar as manicures para um lugar muito maior, e o que ela é, hoje é responsabilidade da cliente.” Completa Agda Souza.
Ainda não segue a Agda no Instagram? Está esperando o que? Clique aqui no link e faça isso agora mesmo.
Aproveite e siga acompanhando o nosso blog e redes sociais, trazemos sempre novidades.