A maquiagem vai além de saber fazer um delineado, um contorno e um belo esfumado. Entender os subtons da pele e saber trabalhar isso a seu favor também é uma parte importante para acertar em cheio na hora de se maquiar.
Para começar, existem três subtons: quente, frio e neutro. Cada um deles pode ser realçado e valorizado com certas cores específicas com as quais combinam perfeitamente.
A forma mais fácil de identificar é pela cor das veias. As amarronzadas ou verdes aparecem em pessoas de subtom quente, enquanto as azuladas e arroxeadas são típicas de pessoas com subtom frio. Já o subtom neutro, é a mistura do azul com o verde.
Em qual cor de make investir?
Para sombra, delineado e batom:
Subtom quente: cores quentes, com amarelo na composição, como laranja, cobre, dourado e tons de vermelho.
Subtom frio: compatível com cores frias, como tons frios de azul, violeta e cor-de-rosa.
Subtom neutro: harmoniza tanto com cores quentes quanto frias e combina perfeitamente com azul-marinho, vinho e tons de marrom.
Para blush:
Subtom quente: aposte no tom puxado para o marrom, podendo apostar em bronze.
Subtom frio: invista em tons rosados ou avermelhados.
Subtom neutro: pode combinar com tons mais escuros ou rosados, dependendo do tom de pele da pessoa. Para peles escuras, o ideal é amarronzado. Já para peles claras, tons rosados são certeiros.
Para base:
Subtom quente: prefira bases com fundo amarelado.
Subtom frio: escolha uma base com fundo rosado ou oliva.
Subtom neutro: vai bem com todos os fundos de base, mas você pode fazer um teste antes de comprar a sua para ter certeza.
Lembre-se de que nada disso impede que cada um use a cor de sombra, delineador, batom, blush e base que quiser, mas essas dicas ajudam a garantir um resultado ainda mais bonito e harmônico.