Boa parte da população atrela caspa à falta de higiene, mas será que é isso mesmo?
Quase todas as pessoas já passaram por momentos onde, ao coçar a cabeça vê um monte de “farinha caindo da cabeça”, e se pergunta se a caspa é falta de higiene. Dermatologicamente falando, ela é conhecida como dermatite seborreica.
Ela ocorre por conta da inflamação do couro cabeludo, deixando a cabeça vermelha, dá coceira e mata muitas células, que é a tal “farinha”.
Não precisa ter nojo, ela não é causada por falta de higiene e nem é contagiosa. Muitas pessoas costumam ter este preconceito pela desinformação sobre o assunto. No entanto, muitas pessoas lavam a cabeça com água quente e não tiram todo o resíduo de shampoo, tendo mais chances de sofrer com essas casquinhas.
Neste artigo, você verá mais sobre a caspa e quais os seus motivos.
Existe cura para a caspa?
A resposta para este caso é bem simples. A princípio não há nenhum tratamento que acabe de vez com a caspa.
A melhor solução para você é procurar um médico dermatologista para fazer o uso de medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo, com o intuito de amenizar os sintomas, ou seguir cuidados diários com produtos adequados para que você controle o incômodo.
Caspa é falta de higiene? Veja mitos e verdades sobre o assunto
1. Caspa significa falta de higiene
Mito A higiene é sempre fundamental, no entanto, limpar e hidratar o couro cabeludo com produtos adequados para o seu tipo de cabelo não evita o aparecimento da caspa, que não tem uma causa determinada.
Cuidar diariamente da higiene, está mais ligado a medidas de controle e redução de seborreia, não para ela desaparecer por completo. Portanto, utilizando um bom shampoo anticaspa te ajudará em relação a este problema.
2. Lavar o cabelo todos os dias te dará mais caspa
Mito até hoje, não há nenhum indicativo que indique a possibilidade de surgimento de seborreia no couro cabeludo. Por conta disso, quem lava os cabelos todos os dias não precisa se preocupar por esse medo.
3. Ocorre mais em homens do que em mulheres
Inconclusivo. Mesmo que faltem estatísticas para comprovar isso, todos sabemos que a testosterona, principal hormônio masculino, estimula a ação das glândulas sebáceas.
Dessa forma, como a oleosidade é um dos principais fatores que fortalecem a dermatite no couro cabeludo, pode ser sim, que homens tenham mais caspas do que mulheres.
4. A Caspa tem causa genética
Verdade mas não completamente. Alguns profissionais sustentam a ideia de que a caspa pode ser um fator hereditário relacionados ao funcionamento das glândulas sebáceas favorecem o aparecimento da seborreia para o cabelo.
5. Quem tem o cabelo escuro tem mais tendência a ter caspa do que pessoas com o cabelo claro
Mito. A caspa não escolhe uma cor de cabeça. No entanto, nos cabelos pretos é comum que as “farinhas” apareçam com mais destaque, afinal, tem mais contraste. No entanto, o detalhe da cor não interfere na descamação do couro cabeludo.
6. Ela aparece com mais frequência no inverno?
Verdade. Em meses mais frios, há um crescimento natural das glândulas sebáceas. Além disso, quando se toma banhos com temperaturas elevadas alteram a oleosidade do couro cabeludo. Por conta disso, pode se tornar um estímulo para o aparecimento da caspa.
Dito isso, uma boa maneira de evitar a caspa no inverno é tomar um banho com água morna e evitar dormir com o cabelo úmido, afinal, favorece a proliferação de fungos e bactérias. Além disso, utilize um bom shampoo anticaspa.
7. Esfregar com força a cabeça é bom para tirar a caspa
Mito. O ato de esfregar o couro cabeludo pode irritar ainda mais a pele e piorar a caspa. O cabelo deve ser lavado e massageado suavemente, com calma, com as pontas dos dedos, jamais utilize as unhas, elas apenas irão ferir o seu couro cabeludo.
Aqui na Ikesaki você encontra shampoos para cabelo e de barba anticaspa, além de outros produtos.
Este conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nosso blog.