O uso de argila facial vai turbinar sua skincare

Em março, quando a quarentena foi instaurada, muitas pessoas ficaram desesperadas por terem que ficar em casa. Com o tempo, apesar da grande quantidade de notícias negativas, muitos conseguiram driblar o tédio, seja colocando séries em dia, seja passando um tempo na cozinha ou se dedicando aos cuidados pessoais.

De acordo com o Google Trends, plataforma que monitora as pesquisas de determinados termos, a busca por rotina skincare aumentou mais de 300% em abril deste ano.

Com tempo de sobra em casa, os grupos de Facebook e perfis de skincare no Instagram cresceram aceleradamente. É claro que para investir numa rotina de qualidade é importante usar os produtos corretos e não se encantar com qualquer truque milagroso que aparece na internet, como esfoliantes com café ou açúcar.

“A pele pode ficar vermelha e com dermatite atópica, que são aquelas ‘bolinhas’ sobre a pele. Em casos mais extremos, pode até descamar ou ficar com aspecto de queimadura. Existem relatos de desencadeamento de doenças, como dermatites, deixando até cicatrizes”, adverte a esteticista Beatriz Castilho.

Com os produtos corretos, como um sabonete específico para o seu tipo de pele, um esfoliante facial, o uso de um tônico e um hidratante para a pele, a garantia de uma skincare bem-sucedida já aumenta.

Agora, para turbinar sua rotina, nada melhor – pausa pra selfie! – que a argila facial. “A argila é rica em minerais e oligoelementos que se aproximam muito do pH da nossa pele, como alumínio, cálcio, ferro. Sua função na nossa pele é desintoxicar, clarear, cicatrizar, hidratar, remover células mortas, controlar oleosidade e prevenir o envelhecimento”, afirma Beatriz.

Mas para a máscara de argila ser eficaz é importante seguir alguns passos:

“Primeiramente, a pele deve ser preparada. É preciso higienizá-la com um sabonete específico, esfoliar para a remoção de células mortas e melhora da oxigenação da pele e tonificar para equilibrar o pH. Depois é só aplicar a argila e deixar agir por 15 minutos. Para retirar, utilize algodão e água. Tonifique novamente e finalize hidratando e protegendo a pele com um fotoprotetor”, indica a esteticista Rosalina Alves, que atua na área de treinamento para profissionais na Vita Derm.

Vale lembrar que o uso da argila é indicado até duas vezes na semana, mantendo os dias intercalados, mas tudo depende da necessidade da pele, e a avaliação com um profissional da área é indispensável.

Outra coisa que deve ser levada em consideração na hora de comprar a argila ideal para o seu tipo de pele são as cores:

Verde: ideal para peles oleosas e acneicas, tem ação antioxidante, adstringente e secativa.

Branca: indicada para peles normais e sensíveis, já que tem ação clareadora e calmante.

Rosa: indicada também para peles sensíveis e tem ação hidratante.

Amarela:  ideal para peles maduras, tem ação revitalizante.

No site da Ikesaki você encontra uma variedade de produtos para compor seu skincare da maneira mais funcional possível.

Conteúdos relacionados